Ômicron avança e 10 capitais estão com vagas de UTI em zona de alerta

Atualizado em 12 de janeiro de 2022 às 21:34
Foto de paciente sendo intubado
alta nos casos geraram crescimento nas hospitalizações. Foto: iStock

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou uma nota técnica na noite desta quarta-feira (12) alertando para o crescimento no número de ocupação de leitos de UTI para Covid-19. As informações são relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o órgão, um terço dos estados brasileiros e 10 capitais estão na zona de alerta intermediário e crítico.

Entre as capitais na zona de alerta crítico estão Recife, com 80% de ocupação; Belo Horizonte, 84%; Fortaleza, 88%; e Goiânia, 94%. Macapá (60%), Maceió (68%), Salvador (68%), Brasília (74%), Porto Velho (76%) e Vitória (77%) se encontram na zona de alerta intermediário.

Leia mais: 

1 – Aliados ligam sinal de alerta após novo ataque de Bolsonaro ao STF

2 – Ala política já considera possível que Lula vença no 1º turno

3 – Mendonça pede informações sobre fundo eleitoral em seu primeiro despacho no STF

Variante Ômicron ameaça nova onda da Covid no Brasil

A nota divulgada pela Fiocruz alerta para o fato do crescimento de casos e internações estar relacionado com a propagação da variante Ômicron no país. No entanto, a fundação afirmou que não é possível vivenciarmos um cenário de colapso do sistema de saúde como aconteceu no ano passado.

Os pesquisadores informaram que a vacinação no país é um dos motivos para quadro não ter saído do controle. Atualmente, cerca de 67% da população já recebeu as duas doses do imunizante.

Na nota, eles afirmam que consideram “fundamental ratificar a ideia de que temos um outro cenário com a vacinação e as próprias características das manifestações da Covid-19 pela Ômicron. Por outro lado, não podemos deixar de considerar o fato de a ocupação de leitos de UTI hoje também refletir o uso de serviços complexos requeridos por casos da variante Delta e casos de influenza”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link