Onda de calor pode elevar temperatura do Rio Grande do Sul

Atualizado em 12 de janeiro de 2022 às 15:32
Onda de Calor
Onda de calor na América do Sul pode fazer temperaturas chegarem a 50°C

Cidades na Argentina, Uruguai e Paraguai podem registrar temperaturas recordes, próximas dos 50°C devido a uma onda de calor intensa que atinge a região central da América do Sul nesta semana. A causa desse fenômeno é uma massa de ar quente e seca, a temperatura elevada pode atingir também o sul do Brasil, principalmente o Rio Grande do Sul, onde os termômetros devem chegar a 40°C.

Os primeiros sinais de calor já são sentidos desde segunda-feira (10). A cidade de San Antonio Oeste, na Patagônia argentina, registrou 42,8ºC, e a província de Mendoza está sob alerta vermelho.

Leia mais:

1- VÍDEO: Bolsonaro desafia Globo e diz que não fugirá de debates

2- PT pede investigação contra ONG de Leo Moura, que recebeu R$ 41 milhões dos cofres públicos

3- Moraes quer que Roberto Jefferson, que está com sintomas de gripe, seja transferido a hospital

Capital argentina enfrenta maior onda de calor em 115 anos

Segundo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN), Buenos Aires enfrenta o quarto dia mais quente em 115 anos. O esperado é que o calor cresça ainda mais nos próximos dias. Os lugares mais quentes da Argentina devem registrar entre 45ºC e 47ºC, de acordo com previsões feitas pela MetSul, empresa de meteorologia gaúcha. Os termômetros do Uruguai devem ficar entre 41ºC e 43ºC.

No Brasil, a onda de calor no Rio Grande do Sul deve atingir o oeste do estado, com máximas entre 10ºC e 15ºC acima da média para esta época do ano. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de perigo para 216 municípios do Rio Grande do Sul em razão das temperaturas mais elevadas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.