Onyx critica decisão do STF de arquivar notícia crime contra senador

Atualizado em 25 de janeiro de 2022 às 17:23
Foto de Onyx Lorenzoni falando ao microfone. Ele calvo e tem pele branca.
Onyx Lorenzoni quer que processo vá para a 2° turma. Reprodução: Alan Santos / PR

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, recorreu de uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowsk. Ele havia arquivado uma queixa-crime apresentada por Onyx contra o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), acusando de supostas calúnia e difamação.

Onyx Lorenzoni quer que o processo seja levado para a segunda Turma do STF para analisar a questão. De acordo com Lewandowski, o arquivamento aconteceu porque não houve a comprovação do pagamento das custas processuais, uma formalidade legal nos processos.

O ministro do Trabalho e Previdência rebateu afirmando que encontrou dificuldades no processo de emissão da guia de recolhimento das custas processuais.

Leia mais: 

1 – Diretor pede demissão do INEP após confusão no ENEM

2 – Fux marca data para se encontrar com servidores para falar sobre reajuste salarial

3 – A morte do fascista inumano, que atendia pelo nome de Olavo de Carvalho. Por Lejeune Mirhan

Entenda por que Onyx Lorenzoni abriu processo contra senador

Em junho do ano passado, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou em entrevista que o Onyx, na época ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, estaria tentando obstruir as investigações do colegiado na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da pandemia. Randolfe estava como vice-presidente da CPI quando deu a declaração.

Em mais um capítulo de atritos com o governo Bolsonaro, o senador quer entrar agora com o pedido de abertura de uma nova CPI, que investigue o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pelo atraso no início do processo de vacinação das crianças. Mesmo com a aprovação da Anvisa, o governo tentou adiar ao máximo a campanha no público infantil. No entanto, o pedido precisa alcançar 27 assinaturas e passar pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.