“Operação Lucas 12:2”: PF faz busca e apreensão contra general pai de Mauro Cid

Atualizado em 11 de agosto de 2023 às 8:20
O general Mauro Cesar Lourena Cid, pai de Mauro Cid. Reprodução

Nesta sexta-feira (11), equipes da Polícia Federal estão realizando buscas em endereços associados ao general do Exército Mauro César Lourena Cid – pai do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), Mauro Barbosa Cid.

A Operação Lucas 12:2 foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito do inquérito sobre milícias digitais, porém também está relacionada a outro tema ligado ao círculo próximo de Bolsonaro: a alegada tentativa de comercialização ilegal de presentes oferecidos ao ex-presidente por delegações estrangeiras.

De acordo com informações da TV Globo e da GloboNews, os mandados estão sendo cumpridos em Brasília, São Paulo e Niterói (RJ).

General Mauro Cesar ao lado da mulher. Reprodução

Mauro César Lourena Cid, um general do Exército, foi contemporâneo de Jair Bolsonaro na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) durante os anos 1970.

Durante o governo de Bolsonaro, o militar ocupou um cargo federal em Miami ligado à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

O nome escolhido pela PF faz menção ao versículo bíblico que diz: “Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido”

Relatório do Coaf apontava transações atípicas de R$ 2,5 milhões

Relatórios do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) revelaram que Agnes Barbosa Cid e Mauro Cesar Lourena Cid, pais do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), movimentaram cerca de R$ 2,5 milhões em transações atípicas em um período de 15 meses. O documento foi apresentado à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro.

O material, que está sob sigilo, ainda afirma que Agnes e Lourena Cid fizeram um envio atípico desses valores para o exterior. Através destas transações, a Comissão realizou o pedido de quebra do sigilo bancário, fiscal e de inteligência financeira do casal. Os requerimentos são de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO).

Kajuru pede dados completos de 2019 a 2022, ou seja, durante todo o governo do ex-presidente Bolsonaro. Já os requerimentos que pedem acesso às informações de inteligência financeira contemplam o período de janeiro de 2019 a maio de 2023.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link