Orçamento: oposição discute derrubar veto de Lula a emenda de Eduardo Bolsonaro

Atualizado em 2 de janeiro de 2024 às 19:18
A deputada bolsonarista Bia Kicis (PL-DF). Foto: Agência Câmara

Parlamentares da oposição querem inserir na lei do Orçamento de 2024 um dispositivo que proíbe despesas do governo com “invasão de propriedades rurais privadas” e “cirurgias em crianças e adolescentes para mudança de sexo”. Os trechos foram aprovados pelo Congresso Nacional em dezembro de 2023, mas vetados nesta segunda (1) pelo presidente Lula.

A oposição quer derrubar o veto do petista, mesmo em meio ao recesso parlamentar. “Já estamos nos falando. Precisamos trabalhar para derrubar esse veto, é absurdo vetar uma coisa tão óbvia”, afirmou a deputada Bia Kicis (PL-DF) ao Estadão.

As proibições foram incluídas pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO). O governo argumentou que os dispositivos gerariam insegurança jurídica por serem apresentados de “forma vaga” no texto.

“O texto da emenda gera forte insegurança jurídica, frente à proposta que trazia, de forma vaga, a vedação a despesas que ‘direta ou indiretamente, promovam, incentivem ou financiem’ várias condutas”, alegou o Palácio do Planalto.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) conseguiu aprovar emenda com temas da pauta de costumes no orçamento. Foto: Agência Câmara

A emenda de Eduardo proibia possíveis despesas da União com a invasão ou ocupação de propriedades rurais privadas; realização de abortos não permitidos em lei e “cirurgias em crianças e adolescentes para mudança de sexo”; ações que possam influenciar “crianças e adolescentes, da creche ao ensino médio, a terem opções sexuais diferentes do sexo biológico”; e ações que possam descontruir, diminuir ou extinguir o conceito de família tradicional (pai, mãe e filhos).

Para Bia Kicis, a alegação do governo não faz sentido. “É ao contrário,. Se você coloca que não pode gastar com isso, todo mundo fica seguro”, diz a deputada bolsonarista.

O presidente também freou o avanço do Congresso sobre o orçamento ao vetar o calendário de emendas impositivas. Deputados e senadores da oposição também conversam nos bastidores para tentar derrubar esse segundo veto.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link