Ofício do Senado ao STF diz que orçamento secreto compra votos

Atualizado em 9 de novembro de 2021 às 10:47
Em ofício, senado admite que orçamento secreto é usado para comprar votos
Ofício do Senado Federal encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Reprodução

Em ofício enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o Senado admite que usa emendas do relator para comprar voto de parlamentares. No documento, a casa legislativa diz que o orçamento secreto “permite ao Congresso Nacional influenciar com maior eficiência na alocação de tais recursos, de acordo com a formação da base de apoio ao governo federal”. O ofício é assinado por equipe de quatro advogados da casa, encabeçada pelo advogado-geral do Senado, Thomaz Henrique Gomma de Azevedo.

O documento foi enviado à Corte nesta segunda (8). A manifestação foi feita na ação na qual Rosa Weber suspendeu as emendas do relator. Tanto para o Senado, quanto para a Câmara, a determinação da ministra é uma interferência no Legislativo.

O texto diz ainda que a decisão de Rosa causa “drásticas consequências” e “acaba por impedir a execução de uma parcela do gasto orçamentário do país”. “Não se mostra compatível com o sistema de freios e contrapresos e com o princípio da separação dos três poderes, já que não cabe ao Poder Judiciário decidir qual política orçamentária é mais adequada ao país”, diz trecho.

A suspensão das emendas do relator estão sendo julgadas nesse momento na Corte.

Leia também:

1 – Bolsonaro no PL: Prefeitos e vereadores preparam desfiliação em massa

2 – O que Fux disse a Arthur Lira sobre a PEC dos Precatórios

3 – Globo toma decisão radical sobre não vacinados

Quatro ministros do STF já votaram contra o orçamento secreto

Quatro ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram pela suspensão do orçamento secreto. Em sessão virtual do plenário, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin votaram contra as “emendas do relator”. A relatora de ação sobre o assunto foi a primeira a se manifestar. Os magistrados julgam liminar concedida pela vice-presidente da Corte.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.