OTAN manda aviões e navios ao Leste Europeu como resposta a conflito na Ucrânia

Atualizado em 24 de janeiro de 2022 às 17:13
OTAN
OTAN comunicou que está de prontidão em resposta a tensões na Ucrânia

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) comunicou hoje (24) que os países aliados estão de prontidão e vão enviar mais navios e caças ao Leste Europeu em resposta a conflito na Ucrânia.

O bloco informou que a Dinamarca está enviando fragatas para a região do Báltico e também está preparada para enviar caças F-16 à Lituânia. A Espanha está fortalecendo a força naval da OTAN e a Holanda mandará aeronaves F-35 na Bulgária em abril.

Estados Unidos e França também se disponibilizaram para contribuir com as forças da OTAN, no entanto, ainda não falaram quando ou onde chegará a ajuda.

O comunicado divulgado pela OTAN diz que o aumento das forças da aliança no Leste Europeu ocorreu por causa da reunificação da Crimeia à Rússia em resultado do referendo em 2014.

Leia mais:

1- Orçamento 2022: Mesmo com alta de Covid, Bolsonaro corta R$ 100 milhões de hospitais

2- Ministra da Alemanha diz que país está pronto para ajudar Ucrânia em conflito com Rússia

3- Empresários do agronegócio desabafam com Lula e culpam Bolsonaro por crise com a China

Rússia diz que vai responder apropriadamente caso os Estados Unidos enviem tropas

A OTAN reforçou sua presença na região para mostrar que um ataque a um aliado significa um ataque à OTAN.

Hoje (24), o coronel-general Andrei Kartapolov, vice-ministro da Defesa da Rússia, afirmou que vai “responder apropriadamente” caso os Estados Unidos enviem mais tropas para o Leste Europeu, segundo informações da Reuters. O comentário  do coronel foi uma resposta a reportagem do The New York Times que disse que o presidente Joe Biden considerava enviar milhares de tropas para aliados da OTAN em razão das tensões na Ucrânia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.