Pacheco desiste de disputar Planalto e PSD deve lançar Leite

A negociação para a filiação de Leite provocou uma insatisfação geral no PSDB. E Pacheco oficialmente desistiu da corrida

Atualizado em 10 de março de 2022 às 7:11
Pacheco e Eduardo Leite
Pacheco e Eduardo Leite. Foto: Wikimedia Commons

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), desistiu de se lançar como candidato à Presidência da República pelo PSD, diz o jornal Estado de S.Paulo, o Estadão. O partido o havia convidado a disputar o cargo em outubro. A decisão, já esperada, foi comunicada oficialmente por ele após uma reunião com o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab.

Ele também teve uma reunião com a bancada da legenda na Casa. O político desistiu do Planalto para mirar na campanha pela reeleição na presidência do Senado, em fevereiro de 2023. Dessa forma, ele agora leva a bandeira da reforma tributária e do pacote relacionado aos preços dos combustíveis.

Diz que quer usar o cargo para resolver problemas urgentes do Brasil. “Nesse cenário, tenho que dedicar toda a minha energia a conduzir o Senado neste ano fundamental para a tão ansiada recuperação do nosso país. O cargo que me foi confiado por meus pares está acima de qualquer tipo de interesse pessoal ou de ambição eleitoral”.

“Meus compromissos como presidente do Senado e com o país são urgentes, inadiáveis e não permitem qualquer espaço para vaidades. Por isso, afirmo que é impossível conciliar essa difícil missão com uma campanha presidencial”, afirmou.

No discurso, o presidente do Senado defendeu a moderação e o respeito ao resultado das urnas em outubro. “Qualquer tentativa de retrocesso democrático deverá ser rechaçada com veemência pelo Congresso Nacional”.

LEIA MAIS:

1 – PSD não deve apoiar Lula no 1° turno, diz colunista
2 – Cotado à presidência, Eduardo Leite revela se vai ficar no PSDB
3 – Novela de Eduardo Leite no PSD deve acabar na próxima semana

Sem Pacheco, PSD quer um tucano para chamar de seu

PSD ainda não definiu um candidato próprio a presidente, mas escolheu o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, atualmente no PSDB, como o “plano B” para a disputa.

Essa negociação para a filiação de Leite provocou uma insatisfação geral no PSDB. A maior parte da cúpula do partido, inclusive os que são aliados do governador, veem com temor o cenário da troca de legenda.

O senador Alexandre Silveira (PSD-MG) já havia afirmado que caso Pacheco desistisse, Leite estraria em ação. “O  Kassab tem defendido a candidatura própria pelo PSD. Existe uma posição pacificada no partido que o nosso candidato é o senador Pacheco. Só após a decisão dele é que surge um novo nome para ser discutido”, afirmou Silveira, ao ser questionado sobre a possibilidade de o partido ter o governador do Rio Grande do Sul como nome para se candidatar à Presidência.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link