Destaques

Para defender igrejas abertas, André Mendonça não cita Constituição e cita 3 trechos da Bíblia

André Mendonça no STF

Publicado originalmente no site Brasil de Fato

POR DANIEL GIOVANAZ

O advogado-geral da União (AGU) André Mendonça citou três trechos da Bíblia e nenhum da Constituição Federal ao se posicionar, nesta quarta-feira (7), em defesa da autorização para atividades religiosas presenciais mesmo durante a pandemia.

LEIA – André Mendonça diz que cristãos estão dispostos a morrer e cita trecho da Bíblia CONTRA oração obrigatória em igrejas

A AGU foi ouvida como entidade interessada em julgamento no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) e abordou o tema com base no argumento da liberdade de crença.

CONFIRA – AO VIVO: Plenário do STF decide sobre abertura de igrejas e templos

Pastor presbiteriano e ex-ministro da Justiça, Mendonça foi descrito pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como “terrivelmente evangélico”.

O primeiro trecho da Bíblia citado por ele durante sessão do STF foi do livro Atos dos Apóstolos, capítulo 2.

“Registra-se ali, após Jesus confiar ao apóstolo Pedro ser a pedra fundamental da sua igreja, que os cristãos, no capítulo 2, diariamente perseveravam no templo, partiam o pão de casa em casa, tomavam suas refeições em conjunto, louvando a Deus e contando com a simpatia do povo”, disse Mendonça.

Em seguida, emendou o capítulo 5, lembrando cristãos que eram “recolhidos à prisão” – criticando o impedimento dos cultos presenciais por prefeitos e governadores.

Por fim, o AGU citou o evangelho de Mateus: “Jesus Cristo, conforme relata São Mateus, disse: ‘Por onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estarei em nome deles’.”

A Constituição Federal de 1988 foi citada apenas tangencialmente, sem mencionar trechos específicos. André Mendonça disse que as medidas de fechamento de templos são autoritárias e arbitrárias, e que, ao fazê-lo, os governantes estariam “rasgando a Constituição”.

“Deus tenha piedade de nós”, concluiu o AGU.

Segundo pastores ouvidos esta semana pelo Brasil de Fato, todo rito litúrgico pode ser feito de forma remota, online, sem nenhum prejuízo à comunhão ou à prática religiosa. A prioridade, segundo os entrevistados, deveria ser a defesa da vida.

O Brasil é um Estado laico, segundo sua legislação, desde 1890, quando se consolidou a separação entre Estado e Igreja Católica.

O julgamento foi a plenário depois de uma decisão liminar do ministro Kassio Nunes, na semana passada, que proibiu prefeitos e governadores de vetarem a realização de cultos presenciais. A liminar foi derrubada, na segunda-feira (5), por Gilmar Mendes, que se baseou em uma decisão de 2020 do STF que atribuiu aos estados e municípios a edição de medidas restritivas para prevenir a disseminação do coronavírus.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Netanyahu critica pausas humanitárias em Gaza anunciadas pelo Exército de Israel

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, criticou os planos anunciados pelos militares neste domingo (16), de…

17 minutos ago

Débora Falabella fala sobre perseguição de stalker há 10 anos: ‘A gente fica com medo’

A atriz Débora Falabella revelou recentemente que está lidando na Justiça com uma perseguidora desconhecida…

39 minutos ago

Força Aérea estuda completar frota de Gripens com F-16 usados

Insatisfeita com o alto custo do programa dos caças Gripen, a Força Aérea Brasileira (FAB)…

1 hora ago

VÍDEO: Microexplosão atmosférica atinge São Luiz Gonzaga no RS

O fenômeno que atingiu o município de São Luiz Gonzaga, na região das Missões, no…

3 horas ago

Após matérias do Globo e Estadão, Paulo Pimenta nega ‘gabinete do ódio’ de esquerda

Neste domingo (16), o ministro Paulo Pimenta utilizou seu perfil no X (antigo Twitter) para…

4 horas ago

Superlive de Domingo: Atlas diz que Lula é aprovado por maioria dos brasileiros; O Globo ataca influenciadores de esquerda

AO VIVO. Pedro Zambarda faz o giro de notícias. Entrevista com o cientista político Luis…

4 horas ago