Destaques

Parlamentares discutem formação de grupo em defesa do STF

Senadores e ministros discutem criação de grupo em defesa da democracia e do STF
Foto: Reprodução

Senadores críticos ao governo Jair Bolsonaro (PL) e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se encontram em um jantar promovido pela senadora Kátia Abreu (PP-TO) na última quarta-feira (11), em Brasília, e discutiram a formação de um grupo em defesa do STF, segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo.

Parte dos parlamentares avançou na ideia de criar um grupo em defesa da democracia e da Corte, em razão dos ataques constantes a ministros do STF por parte de Bolsonaro e aliados nos últimos anos.

Além dos senadores que lideram a iniciativa, como Renan Calheiros (MDB-AL), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Marcelo Castro (MDB-PI), Jaques Wagner (PT-BA), Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Kátia Abreu, também estavam presentes no jantar os ministros do STF Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também estava presente e senadores defendem que a iniciativa tem que contar com a coordenação institucional dele, devido à sua posição.

“Um grupo de senadores fez conversas com vários ministros do STF e com o presidente do Senado, algumas vezes, sobre a necessidade de institucionalmente defendermos a democracia, a Constituição e a separação dos Poderes”, diz o senador Renan Calheiros, segundo o jornal.

“Continua o terror institucional e não podemos deixar o STF sozinho, já que o presidente da Câmara [Arthur Lira, do PP, seu antagonista em Alagoas] está atrelado ao projeto de poder de Bolsonaro. Esse nosso grupo é suprapartidário e quer ser majoritário”.

De acordo com o senador, os próximos passos do grupo são definir um calendário de conversas e eventos e estabelecer contato com outros parlamentos do mundo.

“O grupo não tem nome ainda. Não sabemos quantos somos, sabemos somente desse grupo menor que participou do jantar da Kátia e de outras reuniões anteriores. Tem que ver pelo perfil, quem defende a Constituição e está disposto a se entregar a essas tarefas de fazer a relação com outros parlamentos do mundo, atrair observadores para a eleição, fortalecer o Supremo, que é o poder da vez que está sendo contestado, não deixar o STF solitário”, acrescenta Calheiros.

Ele diz que o grupo já teve encontros com Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski, e que os outros ministros do Supremo serão procurados nas próximas semanas.

Calheiros afirma ainda que o grupo já entregou ao presidente do Senado uma proposta de encontros e eventos no Senado com instituições, militares, jornalistas, entre outros.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste

Beatriz Castro

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Beatriz Castro

Recent Posts

Os estudantes presos e os farsantes de uma democracia disfuncional. Por Moisés Mendes

Joe Biden é o mais republicano dos democratas. As circunstâncias o levaram a ficar diante…

4 horas ago

Consumidor paga mil vezes menos por joia de ouro com diamantes de marca de luxo

Rogelio Villarreal, um cirurgião residente no estado de Tamaulipas, no México, ficou surpreso ao deparar-se…

5 horas ago

De origem judia, candidata à presidência dos EUA é presa em ato pró-Palestina

Jill Stein, candidata nas eleições presidenciais do EUA pelo Partido Verde, foi detida no último…

6 horas ago

Casas Bahia renegocia dívida com bancos e CEO comemora: “Bastante satisfeitos”

O grupo Casas Bahia anunciou ao público neste domingo (28) a conclusão de um acordo…

6 horas ago

Atos pró-Palestina em universidades dos EUA levam mais de 200 à prisão

  Mais de 200 manifestantes foram detidos no sábado (27), nas universidades Northeastern, Arizona, Indiana…

7 horas ago

Brasil espera taxação de super-rico enquanto Congresso vive farra do lobby. Por Sakamoto

Por Leonardo Sakamoto É boa notícia que a proposta do governo Lula de regulamentação da primeira etapa…

8 horas ago