China: terremoto de 6,9 faz pedaço da Grande Muralha desabar

Atualizado em 10 de janeiro de 2022 às 22:12
Foto da Muralha da China
Técnicos já estão no local para restaurar pedaço que desabou. Foto: AP Photo / Ng Han Guan

Uma parte da Grande Muralha da China desabou devido a um terremoto de 6,9 que atingiu a província de Qinghai, no Noroeste do país. O terremoto aconteceu no sábado (8) e parte da muralha que caiu fica no condado de Shangan, em Gansu.

A região está localizada a 114 quilômetros do epicentro do terremeto, em Menyuan. A seção destruída tinha dois metros e remontava à dinastia Ming (1368-1644).

As autoridades chinesas iniciaram um processo de reparação e restauração no loca, instalando uma proteção no ponto afetado.

Leia mais:

1 – Mulher tenta suicídio após matar filhos de 6 e 3 anos a facadas e é presa

2 – Chuvas em MG aumentam e helicóptero do Corpo de Bombeiros resgata 33 pessoas

3 – Bolsonaro ameaça e diz que não vai aceitar ser banido da web: “Jogo baixo”

Desabamento aconteceu em área pouco povoada do país

O terremoto atingiu uma área pouco populosa do país. Segundo Shi Yucheng, chefe da Agência de Terremotos de Gansu, a região povoada mais próxima do epicentro fica a 40 km e que moradores estão acostumados com tremores.

Atualmente as casas dos moradores da região foram modernizadas ou reformadas para enfrentarem o impacto dos tremores. Essa medida ajuda a reduzir o número de mortos e de pessoas afetadas.

Mas a medida é recente, em 2010, um terremoto de magnitude 7,1 atingiu Qinghai, deixando 2.698 mortos e 270 desaparecidos. Mais de 90% das construções desmoronaram.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.