“Passo importante”: Dino elogia decisão de Moraes contra “abusos” do Telegram

Atualizado em 10 de maio de 2023 às 14:42
Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Foto: Reprodução

O ministro da Justiça, Flávio Dino, elogiou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Telegram e disse que a medida é um “passo importante”. O magistrado determinou que o aplicativo remova mensagem enviada a usuários brasileiros contra o PL 2630/2020, o PL das Fake News, sob pena de suspensão e multa de R$ 500 mil por hora.

“A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, sobre os abusos do Telegram é um passo importante para fixação de balizas regulatórias a tais empresas. O faroeste digital é incompatível com a Constituição. A Polícia Federal dará cumprimento imediato ao comando a ela destinada”, afirmou o ministro.

Para Moraes, o texto enviado pelo Telegram configura “flagrante e ilícita desinformação” e pode “constituir abuso de poder econômico”. Além de determinar a exclusão do conteúdo, ele ainda mandou o aplicativo divulgar uma nova mensagem aos usuários que receberam a anterior:

“Por determinação do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, a empresa Telegram comunica: A mensagem anterior do Telegram caracterizou FLAGRANTE e ILÍCITA DESINFORMAÇÃO atentatória ao Congresso Nacional, ao Poder Judiciário, ao Estado de Direito e à Democracia Brasileira, pois, fraudulentamente, distorceu a discussão e os debates sobre a regulação dos provedores de redes sociais e de serviços de mensageria privada (PL 2630), na tentativa de induzir e instigar os usuários a coagir os parlamentares”.

Ele ainda mandou a Polícia Federal ouvir os representantes legais do Telegram no Brasil em 48 horas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link