Paulo Pimenta defende post “zoeiro” após operação contra Carluxo: “É assim que funciona”

Atualizado em 29 de janeiro de 2024 às 17:33
Paulo Pimenta, secretário-chefe da Secom. Foto: reprodução

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, foi ao X, antigo Twitter, defender a publicação feita pelo perfil oficial do governo nesta segunda-feira (29). Após a Polícia Federal realizar uma operação de busca e apreensão contra o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do ex-presidente, o governo aproveitou o meme “toc, toc, toc” para conscientizar a população sobre os cuidados contra a dengue.

“É difícil para quem raciocina em uma linguagem analógica tradicional entender o papel dos algoritmos nas ‘janelas de oportunidades e fluxos’ que a comunicação digital precisar considerar”, escreveu o ministro.

A defesa do conteúdo se fez necessária após diversos jornalistas criticarem a publicação, alegando que seria uma munição para que os bolsonaristas alegassem perseguição contra a família do ex-presidente. “Essa é uma peça burra, antirrepublicana, ridícula e que merecia um pedido de desculpa. Ela é burra porque politiza uma investigação da Polícia Federal. É tudo que os Bolsonaros precisam, dizer que é uma ação política”, argumentou Octávio Guedes, comentarista da GloboNews.

No entanto, para Pimenta, esse tipo de opinião seria “especulação e tentativa de tirar o foco do que é central neste momento”, conforme mencionou nas redes sociais.

O secretário chefe ainda fez uma analogia para explicar a importância de aproveitar pautas em voga como a operação contra o filho de um ex-presidente. Segundo ele, seria a oportunidade de usar um assunto que está sendo discutido para ampliar o alcance de uma mensagem que o governo precisa passar.

“É como se tivesse um trem em alta velocidade passando. Se eu ficar na frente sou atropelado. Se eu embarco junto, viajo na velocidade do trem, e levo junto a minha mensagem. A mensagem principal é a dengue o trem é a pauta do dia. É assim que funciona”, dissertou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link