
Uma intervenção federal no Rio de Janeiro, com o envio de tropas da Força Nacional de Segurança Pública, é apoiada por 72,5% dos brasileiros, segundo uma pesquisa da AtlasIntel realizada após o assassinato de três médicos na Barra da Tijuca, na madrugada de quinta-feira (5).
Apenas 20,8% dos entrevistados são contrários à medida, e 10% não sabem.
Entre os moradores do Sudeste o apoio aumenta para 76,2%, chegando a 76,8% em São Paulo. O tema segurança pública é consenso entre eleitores de esquerda e de direita: 64,1% dos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e 80,1% dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) defendem a atuação do governo federal na segurança.
“O que nos chamou a atenção é que o tema da segurança é consenso entre uma ampla maioria de um eleitorado fragmentado”, disse Andei Roman, CEO da Atlas.
Apesar da pesquisa não especificar o modelo de intervenção federal, Roman explicou que a pergunta foi feita com base no que foi implementado em 2018, durante o governo de Michel Temer (MDB), quando o general Walter Braga Netto foi nomeado interventor na Segurança Pública do Rio.
A pesquisa também questionou quais são os maiores problemas enfrentados pelo Brasil. Para 62,7% dos entrevistados, a criminalidade e o tráfico de drogas são o maior desafio a ser enfrentado pelos governos, superando a corrupção, apontado como o principal problema nas pesquisas anteriores.

Sobre os possíveis responsáveis pelo assassinato dos médicos em um quiosque, 52,8% afirmaram não saber, 23,2% apontaram milicianos como os autores e 22,9% atribuíram as mortes a traficantes.
A pesquisa coletou dados de 1.200 pessoas em todo o país, através de uma metodologia de “recrutamento digital aleatório”. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.