Pesquisadora da extrema-direita lista os feitos de Dino no combate ao terrorismo online

Atualizado em 27 de novembro de 2023 às 17:24
Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública. Foto: reprodução

Após a confirmação da indicação de Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (27), a pesquisadora Michele Prado, autora dos livros “Tempestade Ideológica” e “Red Pill – Radicalização e extremismo”, foi ao X, antigo Twitter, publicar uma carta de agradecimento pelo legado de Dino e o parabenizou pelo possível passo na carreira como jurista.

Estudiosa da extrema-direita no Brasil, Prado escreveu que durante a gestão de Dino, “tivemos em 11 meses avanços sólidos e de forma institucional relativos a esse campo”. Segundo ela, as melhorias representam 30 anos de progresso no combate ao terrorismo online.

Veja a carta aberta na íntegra:

O ministro Flávio Dino, foi indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF). Quero falar algumas coisas, sob uma perspectiva do meu campo de estudo/trabalho (extremismos), aos amigos: não há registro no Brasil de um trabalho de Prevenção e Combate ao Extremismo Violento (P/CEV) tão eficaz e responsável quanto o executado pela equipe do Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

Pessoalmente, sou grata ao ministro Flávio Dino pela sua postura não-sectária, comprometida, responsável e pró-ativa para o enfrentamento dos imensos desafios a respeito da radicalização, extremismo e terrorismo online. 

Tivemos em 11 meses avanços sólidos e de forma institucional (não somente governamental) relativos a esse campo. De editais com propostas realmente eficazes ao fornecimento de ferramentas para a sociedade civil; diálogo constante; prevenção e intervenção antes de ação violenta; centralização de dados; criação de setor específico para o campo P/CEV (o cyberlab); início de programas de capacitação para agentes de segurança pública; foram muitos avanços que a maioria da sociedade não tem noção. Foram 30 anos em 11 meses, literalmente, em avanços.

Embora nas redes, especialmente entre o pessoal da direita, insistam em dizer que o ministro é sectário, eu posso PESSOALMENTE garantir que isso é uma mentira.

De todos os ministérios, o mais aberto ao diálogo e que não trouxe resquícios de comportamentos baseados em sectarismo foi justamente o coordenado pelo ministro Flávio Dino e sua equipe fantástica, receptiva, democrata e realmente preocupada em resoluções para problemas complexos.

E também quero deixar cristalino que o ministro Silvio Almeida, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, tem o mesmo comportamento aberto e democrata e passa muito longe do sectarismo que muitos insistem em colar em sua figura.

Estou muito feliz pela indicação do ministro Dino para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal e, ao mesmo tempo, apreensiva, pois espero que todos os avanços já efetuados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública continuem na nova gestão.

Desejo boa sorte ao Flávio Dino na sabatina do senado e como cidadã, pesquisadora e trabalhadora no campo da Prevenção e combate ao extremismo violento, deixo aqui o meu MUITO OBRIGADA ao Ministro e toda a sua equipe.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link