7 pesquisadores da USP estão entre os mais influentes do mundo, diz consultoria

Atualizado em 22 de novembro de 2021 às 15:04
Veja USP
Torre do Relógio na USP. Foto: Wikimedia Commons

A jornalista Erika Yamamoto escreve sobre os pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) reconhecidos em consultoria no Jornal da USP. Entenda o caso.

LEIA MAIS:

1 – Lula tem larga vantagem contra Moro no segundo turno, diz pesquisa

2 – Chile se divide entre a mudança democrática e o retrocesso conservador. Por Jeferson Miola

3 – Rejeição de Bolsonaro é maior do que de Lula

Sete pesquisadores da USP influentes

Sete docentes da USP estão entre os pesquisadores mais influentes do mundo, de acordo com a avaliação da consultoria britânica Clarivate Analytics, divulgada no dia 16 de novembro. Figuram na classificação os professores Andre Russowsky Brunoni, Renata Bertazzi Levy e Raul Dias dos Santos Filho, da Faculdade de Medicina (FM); e Geoffrey Cannon, Maria Laura da Costa Louzada, Carlos Augusto Monteiro e Eurídice Martínez Steele, da Faculdade de Saúde Pública (FSP).

Divulgada anualmente desde 2014, a lista Highly Cited Researchers é elaborada a partir de uma análise da quantidade de citações de artigos publicados por um pesquisador ao longo de uma década, utilizando a plataforma Web of Science. Os selecionados para a lista pertencem ao grupo dos 1% de pesquisadores que mantiveram as mais altas médias de citações durante o período.

Neste ano, ao todo, foram selecionados 6.600 pesquisadores em 22 áreas do conhecimento. Os Estados Unidos são o país com maior número de pesquisadores mencionados, 2.622 ao todo; em seguida aparece a China, com 934; e, em terceiro lugar, o Reino Unido, com 492. A Universidade de Harvard (EUA) é a instituição de pesquisa com maior número de pesquisadores citados, 214.

O Brasil teve 21 pesquisadores na lista dos mais influentes. A USP é a instituição brasileira com mais docentes selecionados, sete ao todo; a Universidade Estadual de Campinas, a Universidade Federal de Viçosa e o Instituto Federal do Rio de Janeiro tiveram mencionados dois pesquisadores cada; a Universidade Federal do Piauí, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal de Santa Maria, a Universidade Federal de Pelotas, a Universidade Federal São Carlos, a Universidade Federal Fluminense, o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária tiveram um pesquisador citado.

Docentes da USP entre os pesquisadores mais influentes do mundo

André Russowsky Brunoni da Faculdade de Medicina (FM)

André Russowsky Brunoni é professor associado da Faculdade de Medicina da USP. É diretor do Serviço Interdisciplinar de Neuromodulação do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FM e pesquisador sênior do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa-Brasil). Desenvolve pesquisas nas áreas de depressão e transtornos do humor e neuromodulação não invasiva no tratamento dos transtornos mentais.

Geoffrey Cannon da Faculdade de Saúde Pública (FSP)

Especialista em saúde pública e em políticas internacionais em alimentação e nutrição, Geoffrey Cannon colabora com artigos sobre o projeto NOVA e alimentos ultraprocessados. É membro da equipe da Faculdade de Saúde Pública responsável pelo Guia Alimentar, de autoria do Ministério da Saúde. Editor-fundador, designer e colunista da revista World Nutrition, 2010-2016.

Renata Bertazzi Levy da Faculdade de Medicina (FM)

Renata Bertazzi Levy é pesquisadora científica no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo de alimentos, inquéritos sobre dietas, ambiente alimentar e sustentabilidade.

Maria Laura da Costa Louzada da Faculdade de Saúde Pública (FSP)

Doutora em Nutrição e Saúde Pública pela USP (2015), Maria Laura da Costa Louzada é professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens). É editora associada da Revista de Saúde Pública e da Revista Brasileira de Epidemiologia.

Carlos Augusto Monteiro da Faculdade de Saúde Pública (FSP)

Docente da Faculdade de Saúde Pública, Carlos Augusto Monteiro aparece pela quarta vez consecutiva na lista. Desenvolve pesquisas na área de nutrição em saúde pública, com estudos sobre determinantes da tendência secular do aleitamento materno e da mortalidade infantil em países em desenvolvimento e metodologia e criação de indicadores para a avaliação antropométrica do estado nutricional de populações.

Raul Dias dos Santos Filho da Faculdade de Medicina (FM)

Professor do Departamento de Cardio-Pneumologia da Faculdade de Medicina, Raul Dias dos Santos Filho é o diretor da Unidade Clínica de Lípides do Incor, exercendo atividades de ensino, pesquisa e assistência nas áreas de graduação e pós-graduação. Também atua como pesquisador do Hospital Israelita Albert Einstein, realizando estudos na área de prevenção cardiovascular.

Eurídice Martínez Steele da Faculdade de Saúde Pública (FSP)

Possui graduação em Biologia pela Universidad Autónoma de Madrid (1999), mestrado em Epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine (2003) e doutorado no Programa Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2017). Atualmente, faz o pós-doutorado pela Faculdade de Saúde Pública, focado no estudo da associação entre o consumo de alimentos ultraprocessados e a qualidade da dieta e desfechos em saúde.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link