Petistas ignoram Flávio Dino em reuniões com possíveis indicados ao STF

Atualizado em 15 de setembro de 2023 às 17:11
O ministro da Justiça, Flávio Dino, e o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Reprodução

Parlamentares e dirigentes do PT têm conversado com os principais cotados para a próxima vaga do Supremo Tribunal Federal (STF) e ignorado Flávio Dino, ministro da Justiça. Nos bastidores, os petistas estão fazendo sabatinas informais com os cotados para o posto de Rosa Weber, que se aposenta em outubro. A informação é da coluna de Igor Gadelha no Metrópoles.

Até o momento, petistas se reuniram com Jorge Messias, atual ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), e Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Entre os membros do partido que participam dos encontros estão Zé Guimarães (CE), Zeca Dirceu (PR), Rui Falcão (SP) e Humberto Costa (PE).

Dino também é um dos cotados para a vaga, mas ainda não participou dos encontros. Dirigentes do partido dizem que não há previsão para que o ministro seja ouvido. Sua indicação sofre resistência de parte do PT, que temem que ele use a cadeira na Corte para construir uma candidatura à Presidência futuramente.

O nome de Dino, no entanto, tem ganhado força nos bastidores e apoio de ministros do próprio Supremo. Magistrados já disseram que ele é um “consenso” dentro da instituição e ao menos dois deles, incluindo Alexandre de Moraes, já conversaram com parlamentares do PT, pedindo para não descartarem o nome do ministro.

Lula também teme que sua indicação sofra resistência no Congresso Nacional, principalmente de deputados aliados do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O mandatário também está satisfeito com a atuação de Dino no Ministério da Justiça.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link