Petrópolis corre alto risco de deslizamentos, alerta Defesa Civil

Atualizado em 21 de março de 2022 às 9:23
Petrópolis
Temporal em Petrópolis causa alto risco de deslizamentos de terra/ Foto: Reprodução

Com a forte chuva na cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, durante parte da tarde e noite deste domingo (21), a Defesa Civil alerta para alto risco de deslizamentos de terra e alagamentos no primeiro distrito do município. Meteorologistas alertam que as chuvas devem continuar pelo menos até a próxima quarta-feira, dia 23.

Até agora, já foram confirmado ao menos cinco mortos e quatro desaparecidos, pouco mais de um mês após tragédia que deixou 233 mortos. O último boletim da corporação aponta chuva de 208.2 milímetros em menos de 3 horas. Cidade segue com diversos pontos de alagamento.

Segundo novo boletim, a Secretaria de Assistência Social atua em conjunto no atendimento a 149 pessoas que estão acolhidas em pontos de apoio no Morin, Vila Felipe, Sargento Boening, Alto da Serra, São Sebastião, Amazonas, Independência e Quitandinha.

Leia mais: 

1- Temporal volta a deixar mortos e desaparecidos em Petrópolis um mês após tragédia

2- Após tragédia em Petrópolis, Câmara decide pôr fim à “taxa do príncipe”

3- Com quase 900 desabrigados, Petrópolis anuncia auxílio de R$ 1 mil

Temporal em Petrópolis

A chuva começou no domingo, por volta das 13h. Duas horas depois, a Defesa Civil já tinha disparado a segunda sirene. O alarme sonoro significa um alerta para a população e moradores de área de risco são orientados a abandonarem suas casas para procurarem locais seguros.

Os maiores registros pluviométricos foram registrados no São Sebastião, com 371.2 milímetros; no Dr. Thouzet, com 314,8; e no Vila Felipe, com 307 milímetros nas últimas 12 horas. Nas redes sociais, moradores registraram diversos pontos de enchentes, que já causavam estragos, com objetos boiando, sendo levados pelas águas.

“Infelizmente, o caso é semelhante ao que vimos em fevereiro. Mais uma vez, Petrópolis acumula um grande volume de chuvas em um curto espaço de tempo. Para se ter uma ideia, o Cemaden (Centro nacional de monitoramento e alertas de desastres naturais) detectou 118 milímetros em menos de uma hora. Isso equivale, praticamente, metade da média de chuva prevista para todo o mês de março”, disse César Lopes, meteorologista, em entrevista à Globo News.