PF cumpre 3 mandados de prisão no âmbito da Operação Lesa Pátria

Atualizado em 29 de fevereiro de 2024 às 8:40
PF cumpre mandados na Operação Lesa Pátria. Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (29), a Polícia Federal (PF) efetuou a prisão de três indivíduos na 25ª fase da Operação Lesa Pátria. Essa operação investiga os responsáveis pelos ataques golpistas às sedes dos três poderes ocorridos em 8 de janeiro de 2023.

As prisões ocorreram em duas localidades no Distrito Federal e uma em São Paulo, mas os nomes dos envolvidos ainda não foram revelados.

A ação policial envolve um total de 34 mandados judiciais, incluindo prisões preventivas, monitoramentos eletrônicos para sete alvos e busca e apreensão em 24 locais. As determinações foram feitas pelo ministro relator do caso, Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Os mandados foram cumpridos em diversos estados, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Tocantins, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo, além do Distrito Federal.

Os atos golpistas de 8/1 de 2023 já levaram mais de 100 pessoas à condenação no STF. Reprodução

Alexandre de Moraes também determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. A PF estima que os danos ao patrimônio público causados pelos ataques golpistas alcancem a cifra de R$ 40 milhões.

A Operação Lesa Pátria tem origem em quatro frentes de investigação abertas após os ataques aos três Poderes. Uma delas concentra-se nos possíveis autores intelectuais, incluindo as ações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Outra visa identificar os financiadores e responsáveis pela logística do acampamento e transporte dos bolsonaristas para Brasília.

O terceiro foco da investigação volta-se para os vândalos, buscando individualizar a conduta dos envolvidos na depredação dos prédios em Brasília. A quarta linha de apuração investiga autoridades que foram omissas durante os eventos de 8 de janeiro, facilitando a atuação dos golpistas.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link