PF faz buscas em endereços de suspeito de hackear perfil de Janja no X

Atualizado em 14 de dezembro de 2023 às 9:55
A primeira-dama Janja Lula da Silva. Foto: reprodução

Nesta quinta-feira (14), a Polícia Federal (PF) executou um mandado de busca e apreensão contra o suspeito de invadir a conta da primeira-dama, Janja Lula da Silva, na plataforma X, antigo Twitter.

De acordo com apuração da GloboNews e TV Globo, o mandado foi direcionado a um adolescente de 17 anos, residente em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal.

O jovem será formalmente interrogado pelos investigadores nesta quinta-feira (14). Durante o cumprimento do mandado, ele “admitiu” ter invadido a conta de Janja, porém essa confissão só será oficial se repetida no depoimento.

A invasão ocorreu por volta das 21h30 da última segunda-feira (11), quando o hacker acessou a conta da primeira-dama e fez publicações ofensivas contra Janja, o presidente Lula (PT) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STFF).

Vale destacar que, num áudio publicado às 22h07 do dia da invasão, o hacker desconsiderou as investigações da PF e criticou o sistema judiciário do país.

“Eu quero avisar que estou ciente que a PF está investigando isso daqui. Eu não estou nem aí, eu sei que vai dar alguma coisa, talvez dê, talvez não dê, depende do sistema judiciário desse país, que é quebrado, por sinal”, declarou.

A plataforma demorou uma hora e meia para remover todas as postagens ofensivas feitas pelo hacker. O conteúdo não foi deletado, mas sim “ocultado”, devido à sua relevância para a investigação da PF. A corporação contatou diretamente a antiga equipe do Twitter, assim como a Advocacia-Geral da União.

Após o ataque, a primeira-dama se manifestou sobre o incidente, destacando que é evidente que as mulheres são as principais vítimas dos ataques de ódio nas redes sociais, referindo-se ao ocorrido como algo que muitas mulheres enfrentam diariamente.

Na última terça-feira (12), a PF também havia executado cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte e Ribeirão das Neves, na Grande BH. Um suspeito interrogado em Minas Gerais foi liberado e negou envolvimento. As autoridades investigam se esses dois suspeitos agiram em conjunto para invadir o perfil.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link