PF faz operação contra bolsonarista que convocou “vaquinha” para assassinar Lula

Atualizado em 6 de fevereiro de 2024 às 12:23
O presidente Lula e o bolsonarista André Luiz, que sugeriu seu assassinato nas redes. Foto: Reprodução

André Luiz, bolsonarista que sugeriu uma “vaquinha” para pagar um mercenário e assassinar o presidente Lula nas redes sociais, foi alvo da Polícia Federal nesta terça (6). Agentes deflagraram a Operação Eco, que investiga a prática de ameaça e incitação ao crime contra o petista.

A Delegacia de Crimes Fazendários (Delefaz) foi a responsável pela operação e cumpriu ordens judiciais expedidas pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Linhares (ES). O celular e o computador do investigado foram apreendidos em sua casa na cidade de Aracruz (ES).

Polícia Federal apreendeu celular e computador de bolsonarista que sugeriu “vaquinha” para assassinar Lula. Foto: Divulgação

Segundo a PF, ele colaborou com os agentes e admitiu ter feito as publicações nas redes sociais. O post foi feito no X (ex-Twitter) em dezembro de 2023. Na ocasião, ele incitou o assassinato do presidente ao comentar uma notícia compartilhada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).

“Precisamos fazer uma vaquinha para pagar um mercenário com um rifle de precisão”, escreveu o bolsonarista. Logo depois, o então secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, afirmou que enviaria um ofício à PF para investigar a ameaça ao petista.

O bolsonarista imediatamente se arrependeu e disse estar sendo vítima de “perseguição política”. “Eu errei? Sim! Eu contaria um mercenário para eliminar um Presidente da República? Não, afinal gastaria o dinheiro em outra coisa”, escreveu.

Em janeiro do ano passado, um bolsonarista de 23 anos foi preso pela PF por incentivar o assassinato do presidente. Na ocasião, o apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro sugeriu que uma viagem do petista a Roraima seria “a hora de colocar a bala na cabeça dele”.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.