PF prendeu menos por corrupção no governo Bolsonaro

Atualizado em 18 de fevereiro de 2022 às 17:01
PF prendeu menos por corrupção no governo Bolsonaro
Polícia Federal prendeu menos por corrupção durante governo Bolsonaro

A PF prendeu menos por corrupção durante o governo Bolsonaro. O tema voltou ao foco após o pré-candidato à Presidência Sergio Moro criticar a atuação da PF. Os números revelam que, desde o início da atual gestão, tanto os inquéritos abertos para apurar esse tipo de crime quanto as prisões de suspeitos de praticá-lo vêm caindo. O volume de operações de combate aos malfeitos, porém, tem aumentado. As informações são do O Globo.

A discordância entre Moro e a PF teve início após ex-juiz dizer durante uma entrevista que “hoje não tem ninguém no Brasil sendo investigado e preso por grande corrupção”.

A Polícia Federal rebateu a declaração de Moro e acusando de e mentiroso e acusado de desconhecer a corporação, além de tentar usar os fatos para fazer “trampolim político”.  Para além dos números que esgrimam a disputa, os casos de investigação envolvendo autoridades de alto escalão têm sofrido uma mudança de perfil nos anos recentes.

Leia mais:

1- Kakay diz que Moro será levado às barras do tribunal e condenado: “Caso clássico de corrupção”

2- A estratégia de Bolsonaro para conter vantagem de Lula nas pesquisas

3- Moro mentiu? TCU quer aprofundar investigações no caso Alvarez & Marsal

Número de prisões por corrupção vem caindo desde o início do governo Bolsonaro

O número de prisões por corrupção vem caindo desde 2018, quando Moro era ministro da Justiça. Já as investigações abertas para apurar esse delito aumentaram em 2019, voltando a cair nos anos seguintes.

A Operação Lava-Jato perdeu força assim que o país passou a enfrentar a pandemia de Covid-19. Desde então, as maiores ações policiais anticorrupção tiveram como foco esquemas de desvios de verba de combate à pandemia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link