PF recebe planilhas usadas por Torres para operações no 2º turno das eleições

Atualizado em 28 de abril de 2023 às 19:34
Planilhas mostram cidades e votações de Lula e Bolsonaro no 1º turno das eleições de 2022. Foto: Reprodução

A Polícia Federal teve acesso às planilhas de votação usadas por Anderson Torres, ex-ministro da Justiça, para atuar contra eleitores no segundo turno das eleições de 2022. Os arquivos mostram relações de cidades e as votações de Lula e Bolsonaro no primeiro turno. A informação é do blog de Andréia Sadi no g1.

Os documentos fazem parte de inquérito que corre sob sigilo. Eles mostram que foi feito um levantamento de ambos os candidatos e a avaliação da PF é que a planilha confirma que foi feita uma pesquisa para saber onde cada um dos então presidenciáveis obtiveram mais votos.

Torres usou esses documentos para mobilizar a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em operações que dificultaram a movimentação de eleitores principalmente no Nordeste, onde Lula tinha larga vantagem sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Os arquivos foram elaborados por Clebson Ferreira de Paula Vieira, a pedido da então diretora de inteligência do Ministério da Justiça, Marília Alencar. Ela disse à PF que o levantamento foi encaminhado pelo próprio ministro e indicaria, segundo ele, se haveria compra de votos no pleito.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.