PF sobre Terra Yanomami: 200 acampamentos do garimpo ilegal destruídos até agora

Atualizado em 15 de março de 2023 às 15:36
Ação da PF em Terra Indígena Yanomami

Em um mês de operação contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, a Polícia Federal destruiu 200 acampamentos. A corporação divulgou, nesta terça (14), o resultado das ações nos estados de Roraima e do Amazonas.

No total, foram apreendidos ou inutilizados: 84 balsas e embarcações, duas aeronaves, 172 geradores de energia, 11,4 mil litros de combustível, maquinário para extração de minério e 27 toneladas do minério cassiterita.

Os acampamentos destruídos tinham armas e munições. A corporação ainda apreendeu 1 tonelada de mantimentos dos garimpeiros ilegais, motosserras e mercúrio.

Os dados contabilizam informação de ações da PF, do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), da Força Nacional de Segurança Pública, da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas).

Humberto Freire, diretor de Meio Ambiente e Amazônia (Damaz) da PF, a operação mostra que a proteção da floresta amazônica será prioridade da corporação.

“Estamos atentos às expectativas que a sociedade brasileira e o mundo têm em relação aos temas relacionados à Amazônia e ao meio ambiente de maneira geral, e atuaremos de forma a garantir os direitos das populações afetadas, enfrentando a criminalidade organizada com o objetivo de alcançarmos todos os elos da cadeia criminosa da mineração ilegal”, afirma.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link