PF pede que STF investigue Orçamento Secreto de Lira

Atualizado em 19 de novembro de 2021 às 17:41
STF recebe pedido da PF para investigar o Orçamento Secreto
STF recebe pedido da PF para investigar o Orçamento Secreto

A Polícia Federal (PF) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que investigue o Orçamento Secreto. A corporação pede que se apurem possíveis irregularidades no pagamento das emendas do relator. Afirma que considera necessário investigar se houve uso ilícito de dinheiro público no pagamento dessas verbas para compra de tratores e máquinas agrícolas.

O objetivo é identificar os autores das emendas e a forma como as verbas relacionadas a elas foram executadas. As emendas do relator são usadas pelo governo Bolsonaro e Arthur Lira para comprar apoio de parlamentares no Congresso.

Às vésperas da votação da PEC dos Precatórios na Câmara dos Deputados, por exemplo, o governo empenhou quase R$ 1 bilhão em emendas do relator. A aprovação da proposta permite que o Executivo expanda gastos públicos e viabilize o Auxílio Brasil.

Leia mais:

1 – Bolsonaro e Guedes se estranham e batem boca: “Melhor eu sair do governo”

2 – Moro deixa Ciro para trás e se aproxima de Bolsonaro, diz pesquisa

3 – Ida de Bolsonaro ao PL causa racha na família: “Só escuta o Carlos”

STF suspendeu Orçamento Secreto

O Supremo já apontou a falta de transparência no pagamento das emendas e mandou suspendê-las. A decisão de Rosa Weber foi ratificada pelo plenário da Corte por 8 votos a 2. No mesmo julgamento, o tribunal também mandou o Congresso dar ampla publicidade ao pagamento das emendas desta natureza.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link