Destaques

Piadas com Coronavac repercutem no Congresso e deputados cobram explicações de Bolsonaro

Publicado na Rede Brasil Atual

Presidente Jair Bolsonaro Foto: SERGIO LIMA / AFP

Deputados da oposição querem esclarecimentos detalhados sobre as circunstâncias em que os testes com a vacina Coronavac foram suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na noite desta segunda-feira (9). Hoje, o presidente fez chacota com o imunizante desenvolvido pela China em parceria com o Instituto Butantan. Em resposta a um seguidor no Facebook, disse que a vacina “causa morte, invalidez e anomalia e que afirmou que teria ‘ganho’ mais uma disputa. O presidente, além de indiretamente festejar a morte de mais um brasileiro, limitou-se mais uma vez a politizar a grave crise de saúde pública, num ataque direto ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

O deputado estadual Alexandre Padilha (PT-SP) pediu à comissão externa da covid-19 da Câmara, da qual ele faz parte, que convoque representantes da Anvisa e do Ministério da Saúde para dar explicações sobre os cuidados no acompanhamento dos estudos das vacinas. “Foi absurda a postura do presidente Bolsonaro de fazer chacota com vacina e sapatear sobre a morte de um voluntário. Há novas informações de que o evento grave aconteceu em 29 de outubro. E só depois de 10 dias é anunciada a suspensão do estudo”, disse o parlamentar.

Padilha avalia como “muito grave” a suspensão dos testes sem troca de informações entre a Anvisa e o Instituto Butantan sobre os motivos do óbito, sem relação com a Coronavac. “As desculpas burocráticas sobre acesso à informação não estão a altura da urgência e da responsabilidade que é o desenvolvimento e acompanhamento de estudos para uma vacina para a maior pandemia desse século, para salvar vidas e recuperar a economia”.

O parlamentar quer que o governo e a Anvisa esclareçam sobre os procedimentos de avaliação de estudos que estão sendo adotados, bem como o fluxo de informações. “A Anvisa e o Ministério da Saúde têm de explicar, com transparência, todas essas atitudes. E precisamos repreender mais uma vez a postura absurda de Bolsonaro, que fez chacota sobre a vacina e sapateou sobre a morte de um voluntário.”

Circunstâncias

O deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) solicitou que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, sejam convocados para explicar as circunstâncias da suspensão dos testes da Coronavac. O objetivo é que o Congresso possa averiguar se houve eventual interferência política na autarquia. “É estarrecedor que o presidente da República venha a público nas redes sociais comemorar a morte de um voluntário e um suposto fracasso de uma vacina destinada a enfrentar uma pandemia tão terrível”, disse Molon.

O parlamentar também criticou a Agência. “É também inaceitável que a Anvisa se preste ao papel de fazer parte deste jogo político baixo.

Impeachment de Bolsonaro

O uso político do tema, marcado pela rejeição da vacinação e pela vacina Coronavac, foi duramente criticado pelo ex-ministro da Educação e presidente da Fundação Perseu Abramo (FPA), Aloizio Mercadante.

Em entrevista ao Diário do Centro do Mundo, ele criticou o proveito que Bolsonaro tenta tirar da suspensão dos testes de uma vacina que tem se mostrado segura. “Ele está construindo uma narrativa para o impeachment nesse episódio da vacina. Ele claramente vem obstruindo e prejudicando que o Brasil tenha a vacina.  Nós somos 220 milhões de pessoas, algumas vacinas exigem duas doses, ou seja, nós vamos precisar de 440 milhões de vacinas e o tempo para produzir é extremamente escasso”, disse.

“Do meu ponto de vista, ele cometeu crime de responsabilidade”, afirmou Mercadante.

O ex-ministro disse também que o preço dos imunizantes são muito diferenciados e que a chinesa é das mais baratas. “A China transfere tecnologia e não cobra royalties, alinhada com as recomendações da Organização Mundial da Saúde. E o presidente vem ‘celebrar’ que nós não temos um instrumento de defesa da vida do povo brasileiro”, criticou.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Chuvas no RS: fake news atrapalham resgates de pessoas ilhadas

O quarto dia da maior tragédia climática do Rio Grande do Sul foi marcado por…

1 hora ago

Show da Madonna leva 1,6 milhão Copacabana (RJ), diz Riotur

O show da Madonna no Rio de Janeiro levou 1,6 milhão de pessoas para Copacabana…

2 horas ago

Lula volta ao RS neste domingo para acompanhar áreas afetadas pela chuva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), junto com o presidente do Congresso Nacional,…

2 horas ago

Cazuza, Renato Russo e mais: Madonna homenageia artistas mortos pela AIDS

Durante sua apresentação na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na noite deste sábado…

10 horas ago

Uma figura fora de esquadro. Por Moisés Mendes

Eduardo Leite é, na história da política gaúcha, uma das figuras públicas mais deslocadas do…

11 horas ago

Número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul chega 55

O saldo de vítimas fatais das intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul…

12 horas ago