PL abandona Bolsonaro de vez e libera ocupação de cargos no governo Lula

Atualizado em 5 de julho de 2023 às 14:44
Valdemar Costa Neto com o então candidato a presidente Lula em junho de 2001. Foto: Ailton de Freitas/Agência O GLOBO

Após Jair Bolsonaro ser declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um movimento do seu partido, PL, chamou atenção. A sigla tenta se aproximar do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e começou a participar da distribuição de cargos na atual gestão. As informações são do Estadão.

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, liberou parlamentares da bancada para negociarem com o Planalto, enquanto a ala bolsonarista faz a oposição mais radical ao governo. O movimento já surtiu efeito e o partido tem agora um aliado no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O presidente Lula indicou o engenheiro Fábio Pessoa da Silva Nunes para a Diretoria de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, uma das mais importantes do órgão, que cuida das obras em rodovias pelo país.

Nunes é uma pessoa de confiança do ex-ministro da Infraestrutura e atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ele foi diretor de planejamento e projetos especiais do Ministério da Infraestrutura na gestão Bolsonaro. A indicação dele foi aprovada pela Comissão de Infraestrutura do Senado na terça-feira (4), responsável por confirmar as indicações encaminhadas pelo Planalto. Dos 20 senadores presentes, 19 foram favoráveis a Nunes.

Com a nova rodada de cargos no DNIT, o MDB do Senado foi o grupo mais beneficiado. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) emplacou o diretor-geral da autarquia, Fabricio de Oliveira Galvão, funcionário de carreira do órgão. Galvão é ex-superintendente do DNIT em Alagoas e já despachava como substituto na chefia do órgão desde fevereiro. Ele foi aprovado por unanimidade na Comissão de Infraestrutura.

O MDB do Senado ainda conseguiu a diretoria-executiva do DNIT, reservada para Carlos Antonio Rocha de Barros, também servidor de carreira, aprovado no colegiado com apenas um voto contrário.

O senador Confúcio Moura (MDB-RO), presidente da Comissão de Infraestrutura, indicou para a Diretoria de Infraestrutura Ferroviária, o engenheiro civil José Eduardo Guidi, que é ex-diretor do Departamento de Estradas e Rodagem de Rondônia. Ele também só teve um voto contrário no colegiado. Das quatro nomeações desta rodada, só Guidi não pertence ao corpo técnico do DNIT.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link