PL é abandonado em meio a disputas internas e aproximações com Lula; entenda

Atualizado em 30 de outubro de 2023 às 17:11
Ricardo Salles, Yury do Paredão, João Maia e Cabo Gilberto estão envolvidos na debandada do PL. Foto: Câmara dos Deputados

O PL tem vivido uma debandada interna após aproximações de filiados ao governo Lula e disputas internas pelas eleições municipais de 2024. Cinco deputados federais já deixaram a sigla ou negociam a desfiliação, enquanto lideranças regionais também avaliam deixar a legenda. A informação é do jornal O Globo.

Um dos envolvidos nessa debandada é Ricardo Salles (PL-SP), que pediu permissão para se desfiliar após ter a candidatura barrada pelo presidente da sigla, Valdemar Costa Neto. Ele deve migrar para o Patriota, que deve se fundir ao PTB.

Magda Mofatto (Patriota-GO), foi pelo caminho que deve ser seguido por Salles. Ela se desfiliou do PL em março para a nova sigla após atritos com o ex-deputado Major Vitor Hugo e com o senador Wilder Morais (PL-GO), que assumiram o diretório de Goiânia (GO) do PL.

O deputado Cabo Gilberto (PL-PB) também está nesta lista e deve ir para o Patriotas. Ele e seu grupo político divergem da candidatura do ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga à prefeitura de João Pessoa e planeja construir um palanque bolsonarista alternativo na cidade.

Outros dois deputados, Yury do Paredão (sem partido-CE) e João Maia (PP-RN) deixaram a sigla nos últimos meses, com concordância de Valdemar, após se aproximarem com o governo Lula. O primeiro irritou a bancada bolsonarista ao aparecer fazendo o “L” ao lado de ministros.

Maia, por sua vez, migrou para o PP neste mês após o senador Rogério Marinho (PL-RN) assumir a direção do PL no estado.

Há outras desfiliações locais, além da Câmara. No Rio, o presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), Rodrigo Bacellar, recebeu autorização para trocar o PL pelo União Brasil recentemente. Ele é aliado de Cláudio Castro (PL), que também estuda deixar o partido.

No Amazonas, Alfredo Menezes, amigo do ex-presidente Jair Bolsonaro e candidato ao Senado em 2022, avalia migrar para Republicanos, PP ou Novo para concorrer à prefeitura de Manaus. Ele se desentendeu com aliados de Valdemar após declararem apoio ao prefeito David Almeida (Avante).

A médica bolsonarista Raíssa Soares, derrotada na disputa ao Senado, tem acumulado atritos com o ex-ministro João Roma, chefe do PL na Bahia, e deve deixar o partido em breve para concorrer em Porto Seguro contra o atual prefeito, Jânio Natal (PL).

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link