A promessa de Valdemar Costa Neto para os deputados não saírem do PL: “Pode apoiar o Lula”

Atualizado em 9 de novembro de 2021 às 17:48
Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto, que confirmou ida do presidente ao PL
Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto. Foto: Reprodução

Temendo debandada no PL após a filiação de Jair Bolsonaro, Valdemar Costa Neto enviou mensagem aos membros do partido. “Pode apoiar o Lula”, disse o presidente da sigla após saber de possível desfiliação em massa, conforme apurou o DCM. A ideia era acalmar os ânimos, principalmente dos filiados do Nordeste, que tem simpatia com o PT.

Bolsonaro está quase fechado com a sigla para disputar a eleição de 2022. Valdemar diz que o mandatário já confirmou que irá se filiar à sigla. Prefeitos e vereadores da sigla prometem sair da legenda em breve.

O PL sempre foi tratado como um bom partido para políticos de cidades pequenas e médias. Isto porque a legenda é tratada como “fisiológica”. Ou seja, é possível encontrar governante de um município em Roraima conservador no PL. Assim como um prefeito progressista em alguma cidade da Bahia pode também ser do partido.

Leia também:

1 – Bolsonaro diz que Kassio Nunes representa 10% dele ‘dentro do Supremo’

2 – Doria e Rodrigo Garcia ficam frustrados com ida de Bolsonaro ao partido

3 – Proposta do senador do PT que reduz preço dos combustíveis avança no Congresso

Membros temem que PL vire partido ideológico

Filiados ao partido temem que a ida de Bolsonaro transformara o PL em ideológico. Muitos prefeitos e vereadores não estão dispostos a ter como correligionário alguém como o presidente.

“Eu tenho contato com lideranças nacionais do PL e sempre atenderam minhas demandas. Só que fiz parte do PCdoB durante 20 anos e tenho um eleitorado Lulista. Não posso traí-los desta forma. Por isso vou seguir um novo caminho”, falou ao DCM o prefeito de uma cidade média de São Paulo. Ele pediu para não ter seu nome revelado para evitar problemas com o partido.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link