Polícia apreende celular e HD de Jair Renan em operação contra lavagem de dinheiro

Atualizado em 24 de agosto de 2023 às 11:18
Jair Renan Bolsonaro. Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Distrito Federal apreendeu, nesta quinta-feira (24), o celular, um HD e alguns papeis com anotações eleitorais de Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação foi divulgada pela colunista Juliana Dal Piva, do UOL.

A chamada Operação Nexum mira um esquema de estelionato, falsificação de documentos, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Ao todo, os policiais cumprem sete mandados de busca e apreensão, e dois de prisão em Brasília e em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Há dois mandados em dois endereços ligados ao filho do ex-mandatário: um apartamento em Santa Catariana e outra no Sudoeste, área nobre de Brasília.

Segundo Admar Gonzaga, advogado de Jair Renan, o cliente está tranquilo. “Temos que olhar o assunto por dentro porque o alvo é outra pessoa que era instrutor de tiro do Renan. Qualquer um pode ser alvo de falsificação”, afirmou. “Renan está tranquilo”.

O advogado também disse que os papeis de Jair Renan apreendidos tinham anotações sobre quociente eleitoral da última eleição.

O principal alvo da operação é Maciel Carvalho, o suposto mentor do esquema. Ele, que era instrutor de tiro de Jair Renan, foi preso nesta manhã. Ele também já havia sido detido em janeiro deste ano.

O grupo, segundo investigações, agiria a partir de um laranja e de empresas fantasmas, usadas pelo alvo da operação de hoje e seus comparsas. O grupo também usava a falsa identidade de Antônio Amâncio Alves Mandarrari, por exemplo, para a abertura de conta bancária e proprietário de pessoas jurídicas usadas como laranjas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link