Polícia de Israel aponta que helicópteros israelenses atiraram em público de festival e Hamas não sabia de rave

Atualizado em 18 de novembro de 2023 às 19:10
Dezenas de carros destruídos no local do festival de música Nova, perto da Faixa de Gaza, em Israel

“A avaliação crescente no sistema de segurança de Israel é que os terroristas do Hamas que cometeram o massacre de 7 de outubro não tinham conhecimento prévio sobre o festival de música Nova, realizado próximo ao kibutz Re’im, e decidiram atacar a festa espontaneamente”, escreve Josh Breiner, jornalista do Haaretz, o mais prestigiado jornal israelense:

A avaliação baseia-se em interrogatórios de terroristas e na investigação policial do incidente, entre outras coisas, que revelam que eles pretendiam infiltrar-se em Reim e noutros kibutzim perto da fronteira de Gaza.

Segundo uma fonte policial, a investigação também indica que um helicóptero de combate das Forças de Defesa de Israel que chegou ao local e disparou contra terroristas aparentemente também atingiu alguns participantes do festival. Segundo a polícia, 364 pessoas foram assassinadas.

Funcionários graduados de segurança estimam que o Hamas descobriu a existência da festa através de drones ou pára-quedas e direcionou os terroristas para o local através do seu sistema de comunicação. Em um vídeo de uma das câmeras corporais dos terroristas, ele é ouvido pedindo a um cidadão capturado informações sobre como chegar a Re’im.

Uma das conclusões que reforçam esta avaliação, segundo a polícia e outras figuras importantes da segurança, é que os primeiros terroristas chegaram ao local pela Rota 232, e não pela rota da fronteira.

Além disso, segundo fontes policiais, a festa estava inicialmente prevista para quinta e sexta-feira, sendo que um dia extra no sábado foi acrescentado apenas na terça-feira dessa semana, a pedido dos organizadores. A mudança de última hora reforça a avaliação de que o Hamas não tinha conhecimento do acontecimento.

“O evento contou com a presença, segundo a nossa estimativa, de cerca de 4400 pessoas, a grande maioria das quais conseguiu fugir após a decisão de dispersar o evento tomada quatro minutos após o ataque com foguetes”, disse uma importante fonte policial.

A análise policial mostra que muitos dos presentes no festival conseguiram fugir porque decidiram interromper a festa meia hora antes de serem ouvidos os primeiros tiros.