Polícia francesa faz operação de busca e apreensão em laboratório de Didier Raoult, o guru da cloroquina

Atualizado em 14 de junho de 2021 às 12:15
O Institut Hospitalo-Universitaire Méditerrannée Infection de Marselha (França). Foto: IHU

A polícia francesa realizou na manhã desta segunda-feira um mandado de busca e apreensão no Institut Hospitalo-Universitaire Mediterrannée Infection (IHU), dirigido por Didier Raoult, o defensor da cloroquina como tratamento para a Covid-19.

A suspeita é de desvio de verba pública numa parceria do IHU com o instituto para a pesquisa e o desenvolvimento (IRD), segundo uma denúncia da agência francesa anticorrupção.

Na presença de um procurador da República, os policiais apreenderam documentos que servirão para análise da investigação aberta em 2019.

Brice Grazzini, advogado de Didier Raoult, disse à imprensa que a investigação não tem nada a ver com o seu cliente. Ele precisou que o professor não é investigado pela operação.

Segundo o Ministério Público de Marselha (França), onde fica o IHU, os procuradores investigam o desvio de verba pública em “despesas não justificadas”.

De acordo com a imprensa francesa, o mandado de busca e apreensão ocorreu nas dependências do quarto andar do IHU, onde fica o escritório de Didier Raoult.

Segundo apuração do jornal Le Figaro, a investigação preliminar é de “suspeita de conflito de interesse” e “desvio de verba pública”.

Esta etapa é concentrada na apreensão de documentos e, de acordo com a imprensa do país, não prevê nenhuma prisão.

Yanis Roussel, diretor de comunicação de Didier Raoult, afirma que a operação ocorreu de modo pacífico e que forneceu todos os documentos solicitados.

Como o DCM informou, o IHU de Didier Raoult teria fraudado resultados científicos para obter financiamento do governo francês por uma esquema de publicação massiva de artigos e cobrou valores exorbitantes para prescrever hidroxicloroquina a doentes da Covid-19. O tratamento é considerado como ineficaz pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Ídolo de Bolsonaro, Didier Raoult é alvo de denúncias dos Conselhos de Medicina franceses por charlatanismo.

Dirigido por Didier Raoult (à direita e sem mascara), instituto virou em março e abril foco de contaminações de Covid-19. Foto: IHU Mediterrannée Infection