Polícia Legislativa investiga entrada de Marcos do Val com faca no Senado

Atualizado em 10 de março de 2024 às 17:46
Senador Marcos do Val. Foto: Divulgação

A Polícia Legislativa está atualmente investigando um incidente envolvendo o senador Marcos do Val (Podemos-ES), que ocorreu na semana passada no Senado. Durante uma reunião sigilosa da Comissão de Segurança Pública da Casa em 27 de fevereiro, o parlamentar foi visto sacando uma faca e desferindo golpes contra uma laranja e um frasco plástico de álcool em gel.

Anteriormente, no mesmo dia, ao chegar no Congresso, Do Val passou por um dos pórticos detectores de metais e submeteu sua pasta ao aparelho de raio-X, apesar de estar isento dos procedimentos de inspeção. A ação foi supostamente uma tentativa de “testar” a capacidade dos equipamentos em detectar uma faca de fibra de carbono.

Questionado por jornalistas após a reunião da comissão, o senador capixaba afirmou que pretendia chamar atenção para a necessidade de atualização tecnológica em alguns equipamentos de segurança. Ele declarou: “Entrei com isso aqui (uma faca) no Senado Federal, e não foi detectado. Aí eu desferi contra uma fruta para mostrar a facilidade.”

Marcos do Val ao lado de Jair Bolsonaro. Foto: Divulgação

Além disso, Do Val abordou a “fragilidade” do esquema de segurança da Casa durante uma reunião com senadores da oposição e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Em resposta ao Radar, a assessoria de imprensa do Senado divulgou uma nota afirmando que a Secretaria de Polícia Legislativa está investigando o incidente com o objetivo de esclarecer o ocorrido e aprimorar os procedimentos de segurança na Casa.

O órgão não confirmou se os equipamentos de inspeção detectaram alguma lâmina nos bolsos ou na pasta de Marcos do Val. O senador alegou que a faca que sacou na comissão passou despercebida.

A investigação está sendo conduzida sob sigilo, conforme informado pela Polícia Legislativa, com base em um artigo da Lei de Acesso à Informação que permite a classificação de informações consideradas essenciais para a segurança da sociedade ou do Estado.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link