Políticos se manifestam sobre offshore milionária de Paulo Guedes em paraíso fiscal

Atualizado em 3 de outubro de 2021 às 19:11
Paulo Guedes
Políticos comentaram novo escândalo envolvendo Paulo Guedes – Foto: Reprodução

Políticos se manifestaram sobre offshore milionária de Paulo Guedes em paraíso fiscal. A revelação do caso foi feita neste domingo (3). E o escândalo fez com que lideranças políticas e parlamentares se posicionassem nas redes sociais.

“Resumo do dia: um cidadão tem milhões de dólares no exterior e é responsável por decisões que o tornam mais rico no seu país de origem. Então empurra a conta para as famílias via inflação nos alimentos e combustíveis. E chama tudo de ‘liberalismo’”, escreveu Flávio Dino, governador do Maranhão.

“Pra maioria dos brasileiros o aumento do dólar significa menos poder de compra. Mas parece que pro ministro da Economia significa lucro milionário de sua empresa em paraíso fiscal no exterior”, declarou Guilherme Boulos.

Confira a repercussão:

Leia mais:

1 – Gilmar Mendes suspende trecho da lei de improbidade e altera condição para suspensão de direitos políticos

2 – Elio Gaspari: ‘Prevent Senior ameaçou médicos com retórica de miliciano e se pôs debaixo da asa do Planalto’

3 – Os assassinatos da Prevent Senior são efeitos da campanha de Bolsonaro contra a ciência, diz Janio de Freitas

Offshore milionária de Paulo Guedes

Em 24 de setembro de 2014, com o mercado financeiro cada vez mais agitado diante da iminência da reeleição de Dilma Rousseff (PT), o Banco Central interveio para conter a alta do dólar.

No dia seguinte, o economista Paulo Guedes, então sócio da Bozano Investimentos, uma gestora de recursos, tomou uma providência para manter parte da sua fortuna longe das turbulências da economia brasileira: fundou a Dreadnoughts International, uma offshore nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal no Caribe.

Nos meses seguintes, ele aportaria US$ 9,54 milhões — o equivalente, hoje, a mais de R$ 50 milhões — na conta da offshore, numa agência do banco Crédit Suisse, em Nova York.