Destaques

Por que a trapalhada de Jair Bolsonaro será demorada. Por Eugênio Aragão

Bolsonaro e Mourão

POR EUGÊNIO ARAGÃO, ex-ministro da Justiça 

Os atropelos do primeiro mês de (des-)governo do presidente-capitão Jair Bolsonaro foram tantos que passaram a circular nas mídias opiniões insistentes sobre a provável brevidade do reinado de seu clã. Muitas dessas análises não passam de wishful thinking. Outras, mesmo sérias, parecem se confundir com o manifesto, com as aparências.

Mas a realidade latente é mais sinuosa, pois os interesses que levaram à instalação de um governo fascista no Brasil são poderosos e seus representantes tudo menos incompetentes. Sabem onde querem chegar.

À primeira vista, parece que Bolsonaro, até certo ponto, é uma bênção para a esquerda, pois fala tanta besteira, desgasta-se por tantas tolices e demonstra tamanho desconhecimento do que se passa nos vários escalões de seu governo, que logo ninguém mais o suportará. Pensava que governar era fácil como dirigir um fusca e se surpreendeu com a complexidade do cockpit do jumbo que teria que pilotar. Definitivamente não estava preparado para isso.

Ao mesmo tempo, o bando de oligofrênicos que escolheu para as pastas sociais, como educação e direitos humanos, fatalmente respingará na reputação de seus colegas mais competentes de ministério, a ponto que muitos preferirão largar o cargo para não queimar seu filme. Os Moros da vida, que aceitaram o convite para compor a equipe do presidente-capitão por vaidade e carreirismo, verão que escolheram mal seu super-herói e, querendo ou não, terão um fim com a mediocridade que lhes cabe.

Estaria tudo muito bom se ficasse por isso mesmo. Assumiria o vice, o general Mourão, boquirroto no comando de tropa, mas comedido e cauteloso na política e o país teria chances de dar a volta por cima, mesmo que com uma agenda conservadora. Ao menos, se voltaria a fazer business as usual, com a política travando seu legítimo embate de ideias e projetos. E, se o governo do general desagradasse, em 2022 voltaríamos às urnas para mudar o rumo do país.

É mais provável, porém, que isso não passe de uma quimera. Quem colocou o jabuti no poste, não está para gracejos. O que não fecha na conta de quem pretende Mourão rapidamente instalado na carlinga do Jair é a complexidade das relações entre os prováveis diádocos do capitão-presidente por destronar, hoje atores de um mesmo jogo.

O general Heleno e o general Mourão parecem ter preferências estratégicas bem distintas e não guardam nenhum afeto entre si, numa linguagem bem comedida. Mas ambos são firmes que nem as torres no tabuleiro de xadrez do poder. Nesse tabuleiro, Jair não é o rei, nem sequer rainha, mas só um bispo, do mesmo tamanho que o Paulo Guedes. O rei mora na Wall Street e a rainha, na Avenida Paulista. Dos cavalos, por sua vez, um se encontra na terra prometida, transformada em Disneylândia de Jesus para os evangélicos do calibre de uma Damares; o outro é togado e finge ser cego.

Perder um bispo não é bom, mas não significa necessariamente cheque-mate. Mas, ainda assim, o bom jogador, o Tio Sam, não gosta de sacrificar peças dinâmicas à toa. Jair não deve ser sacrificado. Ele tem o papel de bobo da corte, para alegrar os minions que o elegeram. E que esses minions, com domínio de redes sociais, têm um enorme potencial de produzir groselha e atrapalhar qualquer governança se desagradados, ninguém duvida. Eles precisam ser mantidos distraídos com seu Jair fazendo malabarismos atrapalhados. Para isso, o presidente-capitão tem enorme utilidade. É preciso apenas circunscrevê-lo a esse papel e não deixar que desempenhe qualquer outro.

É aí que entram em cena as torres: uma, a varrer o ambiente social à procura de inimigos do projeto político-econômico do mercado e, a outra, corrigindo, feito um copidesque, os escorregões mais sem-noção do bobo da corte. Cada um no seu quadrado. O resto é tudo peão, inclusive o Sr. Moro, que preferiu abandonar sua posição na cavalaria para pegar na enxada fascista.

Portanto, nesse xadrez, o que compete a quem não quer baixar a cabeça para esse projeto entrega-tudo é montar suas peças no tabuleiro e partir para dar cheque mate no Tio Sam. Mas não é substituindo o bispo adversário por uma de suas torres que vai conseguir essa façanha. Trata-se de um jogo demorado com um inimigo que é exímio jogador.

Não nos enganemos com as formas. O presidencialismo como o conhecíamos acabou. Para este funcionar, era imprescindível a figura de uma liderança respeitada e com carisma, um statesman ou uma stateswoman, tudo que o capitão Jair não é. Quem manda são outros,  uma cadeia de comando tão opaca quanto dissimulada e, para eles, o bobo da corte não precisa entregar os pontos, mas apenas fazer o que sabe – criar alvoroço e gritaria na plateia, para o serviço que interessa ser feito sem ruído, atrás dos bastidores.

Bolsonaro ficará por um bom tempo, se do outro lado do tabuleiro não houver estratégia e tática para vencer o jogo. Não esperemos que caia de podre, porque seu estado é que menos interessa a quem o colocou lá. Se souber incomodar, estará fazendo tudo certinho, podre ou maduro, tanto faz.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Pacheco rebate críticas de Haddad: “Injusto com o Congresso”

O líder do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), contrapôs críticas feitas pelo ministro da Fazenda,…

41 minutos ago

VÍDEO – Cavalos escapam de Buckingham, armam arruaça nas ruas de Londres e ferem 4 pessoas

Dois cavalos fugiram do Palácio de Buckingham, percorrendo uma distância de pelo menos 8 km…

3 horas ago

VÍDEO: Supremacistas pregando contra minorias marcham livres, leves e soltos em Charleston (EUA)

Membros da organização de extrema-direita Patriot Front marcham neste sábado (27) em Charleston, na Virgínia…

4 horas ago

VÍDEO – Alvo de chacota: como foi ‘carreata fantasma’ de Bolsonaro em Acaraju

A passagem de Jair Bolsonaro em Acaraju, Sergipe, viralizou de forma negativa nas redes sociais.…

7 horas ago

Sobrinho de socialite acusa suposto marido de roubar joias, tapetes persas e obras de arte

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, voltou ao seu apartamento no Edifício Chopin, em…

9 horas ago

Pousadas da empresa dona da pensão que pegou fogo em Porto Alegre têm cheiro forte e lixo pelo local

O incêndio que resultou na morte de 10 pessoas na madrugada de sexta-feira (26) em…

9 horas ago