Por que Eduardo, Pablo Marçal e Cleitinho são investigados por fake news sobre o RS

Atualizado em 8 de maio de 2024 às 17:02
O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG), o coach Pablo Marçal e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Foto: Reprodução

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) e o coach Pablo Marçal se tornaram alvos de uma lista do Palácio do Planalto de responsáveis por fake news sobre a tragédia no Rio Grande do Sul. O governo pediu uma investigação contra o trio e outros políticos e influenciadores ao Ministério da Justiça.

No ofício enviado a Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça, o Planalto cita possíveis “crimes” cometidos pelo grupo. A Polícia Federal já instaurou um inquérito para apurar o caso e membros do governo falam internamente sobre “abrir uma guerra” contra os responsáveis pelas notícias falsas.

O texto é assinado pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, que encaminhou o ofício após ser procurado pelo general Hertz Pires do nascimento, comandante Militar do Sul. Segundo o oficial, as fake news têm atrapalhado o trabalho do Exército nas ações para ajudar a população afetada pelos temporais no estado.

O pedido de investigação cita a preocupação do governo com o “impacto dessas narrativas na credibilidade das instituições como o Exército, FAB, PRF e Ministérios, que são cruciais na resposta a emergências”.

“A propagação de falsidades pode diminuir a confiança da população nas capacidades de resposta do Estado, prejudicando os esforços de evacuação e resgate em momentos críticos. É fundamental que ações sejam tomadas para proteger a integridade e a eficácia das nossas instituições frente a tais crises”, diz o documento.

O texto não solicita uma punição específica ao grupo, mas pede ao Ministério da Justiça “a apuração dos ilícitos ou eventuais crimes relacionados à disseminação de desinformação e individualização de condutas quanto para reforçar a credibilidade e capacidade operacional das nossas instituições em momentos de crise”.

Entre as publicações listadas no texto, há um post de Eduardo que critica a ajuda do governo federal ao Rio Grande do Sul por supostamente demorar para enviar reforços ao estado. Pablo Marçal e Cleitinho espalharam que a Secretaria da Fazenda estaria barrando caminhões de doações para a população e impedindo a distribuição de comida e marmitas.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.