Destaques

Por que FHC quer detonar a candidatura de Alckmin. Por Miguel Enriquez

Por Miguel Enriquez

Fernando Henrique Cardoso. Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil

FHC decidiu se movimentar novamente em direção à corrida eleitoral pelo mesmo motivo de sempre: sabe que as chances do seu PSDB chegar à presidência não são lá uma Brastemp, mas pior para o decano e seus sócios seria ter de abrir mão da joia da Coroa – o palácio dos Bandeirantes.

E por que FHC estaria tão preocupado com o governo de São Paulo?

É que dois medalhões do seu grupo, Serra e Aloysio, estão atolados até a medula em denúncias que podem vir à tona a qualquer momento. Notou que Serra está em silencio sepulcral e Aloysio, literalmente, sumido do mapa?

No tabuleiro do partido, sobram então duas peças – e é com elas que FHC tem de jogar: Alckmin, que vai resvalar na sujeira das apurações, mas com razoáveis chances de passar batido, já que seus malfeitos são coisa de coroinha perto daqueles praticados por Serra e Aloysio, e João Doria, a mala sem alça que invadiu o ninho tucano, bagunçou o coreto e acabou se tornando uma espécie de mal necessário da velhacaria.

Não por acaso, FHC ventilou o nome de Alckmin à presidência do PSDB durante a crise que marcou a destituição de Tasso Jereissati da presidência nacional do partido.

O velho cacique “empurrou” o colega escada acima, a contragosto de Alckmin, ofertando-lhe o comando partidário na esperança de construir uma ponte com o vice-governador Márcio França – a ideia era forçar França a abrir mão do seu desejo de concorrer à reeleição em nome de Serra.

Pela lógica de FHC, assegurado o direito de concorrer à presidência, Alckmin não teria outra alternativa senão convencer o vice a abrir mão da candidatura em nome da unidade do grupo.

Tudo corria nos conformes até o início de dezembro, quando, dos bastidores do Judiciário, veio a bomba: Serra e Aloysio estão enrolados até o pescoço. Não vai sobrar pedra sobre pedra.

Com Serra assustado e Aloysio fugindo até da sombra, não restou a FHC alternativa senão engendrar outra manobra, no seu melhor estilo “vão os anéis, ficam os dedos”.

É daí que Doria ressurge das cinzas. Primeiro como opção ao governo do Estado; em último caso, até como candidato a presidência.

Eis novamente o PSDB jogando pedras no caminho de Alckmin.

Tudo o que o governador de São Paulo não precisa neste momento é João Doria perturbando, quanto mais tentando enfrentar Márcio França nas urnas.

Se Serra estivesse limpo, até haveria a possibilidade de um acordo com França no sentido dele abrir mão da candidatura.

Mas com João Doria essa chance se reduz a zero.

França não tem medo, tampouco respeito pelo gestor.

Aposta na incrível capacidade de Doria para armar confusão e joga com essa hipótese para, usando um linguajar próprio do meio, afligir os aflitos – no caso os aliados de Alckmin.

Há quem diga que Alckmin é um predestinado e que o destino sempre conspirou a seu favor.

Não deixa de ser uma verdade, considerando também que, do ponto de vista ético, está longe de ser um administrador ligado à grandes bandalheiras – tanto que, diferente de Serra e Aloysio, que estão fugindo até da sombra, ele se mantém em pé e de cabeça erguida.

Seu infortúnio, a essa altura da vida, é justamente ter de caminhar lado a lado com um inimigo astuto como FHC, que faz de todos gato e sapato para assegurar seus próprios interesses.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Pais de aluna acusada de racismo contra filha de Samara Felippo retiram da escola

Os pais de uma das alunas que foi suspensa por tempo indeterminado da escola particular…

4 minutos ago

Número de mortos na guerra em Gaza chega 34.488 anuncia Hamas

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governada pelo grupo palestino Hamas, anunciou nesta…

2 horas ago

Socialite conta como foi passar 10 anos em um cativeiro de luxo: “Estava puro osso”

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, afirma que foi mantida em cárcere privado por…

3 horas ago

Petistas querem sinalização de Lula favor da cassação de Moro; entenda

Líderes do Partido dos Trabalhadores (PT) pressionam para que o presidente Luiz Inácio Lula da…

3 horas ago

Café da Manhã do DCM TV: Protestos contra Israel, nos EUA, surpreendem sionistas

https://www.youtube.com/watch?v=_bAjTS2OZRA Leandro Fortes comenta a analisa o noticiário, conversa com a analista internacional Rose Martins,…

3 horas ago

“Aumento alarmante” de grupos neonazistas no Brasil será investigado pelo governo

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da…

4 horas ago