Por que Michel Temer desistiu de apoiar Bolsonaro no 2º turno

Atualizado em 6 de outubro de 2022 às 13:07
Michel Temer e Bolsonaro – Foto: Adriano Machado/Reuters

O ex-presidente Michel Temer (MDB) desistiu de apoiar oficialmente o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições presidenciais.

Temer se encontraria com o chefe do Executivo neste final de semana para declarar o apoio na segunda etapa do pleito. No entanto, as filhas do ex-presidente ficaram insatisfeitas com a postura do pai, que logo depois desistiu do apoio. Luciana Temer, por exemplo, têm posições progressistas e já foi Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social da cidade de São Paulo durante governo Haddad.

Em nota, o emedebista diz que aplaudirá a candidatura que “defender a democracia, cumprir rigorosamente a Constituição, promover a pacificação, manter as reformas já realizadas no meu governo e propor ao Congresso Nacional as reformas que já estão na agenda do país”.

O ex-presidente havia ensaiado uma aproximação com o PT, porém, o movimento acabou suspenso após Lula afirmar no debate da Globo que o ex-presidente era “golpista”. Temer foi vice-presidente de Dilma Rousseff e assumiu a chefia do Executivo após o impeachment da presidenta em 2016. Em entrevistas, tanto o emedebista quanto o petista já trocaram elogios.

Vale destacar que o MDB, partido de Temer e Simone Tebet, não se posicionou a favor de nenhum dos candidatos ao Planalto no segundo turno, mas liberou seus diretórios e filiados para se manifestarem. A senadora declarou apoio a Lula nesta última quarta-feira (5).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link