Por que o Hamas lançou um ataque sobre Israel? Tudo o que você precisa saber

Atualizado em 7 de outubro de 2023 às 9:29
Ataque de foguetes em Tel Aviv

Israel e Hamas parecem estar à beira de outro conflito após um ataque surpresa no sábado envolvendo operações aéreas, marítimas e terrestres, iniciado pelo grupo palestino da Faixa de Gaza. Israel respondeu com um forte bombardeio no enclave costeiro bloqueado.

Aqui está o que você precisa saber:

O que aconteceu e quando? O grupo armado palestino Hamas lançou a “Operação Dilúvio de Al-Aqsa” contra Israel na escalada mais séria desde a guerra de 11 dias entre Israel e Hamas em 2021. O Hamas afirmou ter disparado 5.000 foguetes, enquanto Israel confirmou que os combatentes do grupo entraram em seu território. Daniel Hagari, porta-voz do exército israelense, disse que o grupo atacou por terra, mar e ar. A primeira leva de foguetes foi disparada às 06:30 (horário local). O exército israelense também lançou a “Operação Espadas de Ferro” contra o grupo Hamas na Faixa de Gaza. Os ataques ocorreram no início da manhã durante o Simchat Torah, um feriado que cai no final do festival judaico de uma semana conhecido como Sukkot ou Festa dos Tabernáculos.

Onde os ataques ocorreram? Os foguetes foram disparados sobre Tel Aviv. O Hamas também enviou combatentes para o sul de Israel. Jornais israelenses relataram que atiradores abriram fogo contra transeuntes na cidade de Sderot, e imagens nas redes sociais mostravam confrontos nas ruas da cidade e atiradores em jipes pelo campo. Um relato afirmou que combatentes do Hamas assumiram o controle de vários centros populacionais israelenses, onde os residentes pediam ajuda ao governo. O exército israelense disse que dezenas de jatos estavam atacando alvos do Hamas na Faixa de Gaza. Atualmente, os combates ocorrem em cidades como Kfar Aza, Sderot, Sufa, Nahal Oz, Magen, Be’eri e na base militar Re’im, segundo o Times of Israel.

Quantas vítimas em Israel e na Palestina? Pelo menos 22 israelenses foram mortos, segundo a mídia local. Mais de 500 israelenses foram feridos, de acordo com o Ministério da Saúde do país. Pelo menos quatro palestinos morreram e cinco ficaram feridos em confrontos na área da fronteira da Faixa de Gaza, informou a agência de notícias Anadolu.

Por que o Hamas atacou Israel? O porta-voz do Hamas, Khaled Qadomi, disse à Al Jazeera que a operação militar é em resposta às atrocidades que os palestinos enfrentaram ao longo das décadas. “Queremos que a comunidade internacional pare as atrocidades em Gaza, contra o povo palestino, nossos locais sagrados como Al-Aqsa. Todas essas coisas são a razão para iniciar esta batalha”, disse ele. Mohammed Deif, comandante militar do Hamas, disse que era o dia da “maior batalha para acabar com a última ocupação na terra”. Ele também encorajou aqueles com armas a usá-las, e o Hamas pediu que os combatentes na Cisjordânia, assim como nações árabes e islâmicas, se juntassem à batalha.

Ataque do Hamas a Israel

O que o governo israelense está dizendo? O exército israelense alertou os residentes próximos a Gaza a permanecerem em suas casas ou irem para abrigos. O Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o Ministro da Defesa, Yoav Gallant, reforçaram a mensagem de que Israel “vencerá esta guerra”.

Qual é a situação atual no local? O exército israelense está lutando contra combatentes do Hamas em sete locais no sul de Israel, perto da fronteira com a Faixa de Gaza. O gabinete israelense terá uma reunião na sede do Ministério da Defesa. O Ministério da Saúde em Gaza pediu doações de sangue nos hospitais do enclave sitiado.

Quais são as reações internacionais até agora? Vários governos e organizações, incluindo a República Tcheca, União Europeia, França e Reino Unido, condenaram o Hamas pelo ataque. O Egito alertou sobre as “graves consequências” de uma escalada. O grupo libanês Hezbollah declarou que está acompanhando de perto a situação em Gaza e está em “contato direto com a liderança da resistência palestina”.