Destaques

Por que o papa Francisco não vai à Argentina

Ele

Publicado na RFI

Desde que assumiu o pontificado, há quatro anos, o papa visitou a maioria dos países de língua espanhola na América Latina. Desta vez, o chefe da Igreja Católica desembarca no Chile e segue para o Peru. As duas nações se juntam à lista já composta por Equador, Bolívia, Paraguai, México, Colômbia e Cuba. Sem esquecer os vizinhos Brasil, ao sul, e Estados Unidos, ao norte.

O papa ainda não foi ao Uruguai e à Venezuela desde que foi eleito. Mas todos se questionam principalmente sobre a ausência repetida da Argentina em seus giros pela região. Até porque, ao deixar seu cargo de arcebispo de Buenos Aires, em 2013, Francisco prometeu “voltar em um mês” a seu país natal. No entanto, a terceira maior nação da América Latina, de maioria católica, vêm sendo sistematicamente excluída dos roteiros na região.

Analistas locais afirmam que uma das razões dessa ausência seria a imagem do papa, que teria se degradado em seu próprio país. Se Jorge Bergoglio contava com a unanimidade de seus compatriotas quando foi escolhido para substituir Bento 16, com o tempo essa situação mudou e Francisco passou a dividir opiniões em sua terra natal, principalmente por motivos políticos.  

Frio com Macri e sorridente com sindicalistas

O papa é visto, principalmente pelos próximos do governo, como um simpatizante do peronismo, atualmente na oposição. Já aqueles que o apoiam e pedem que ele visite o país o fariam numa tentativa de beneficiar de sua imagem de potencial adversário do presidente de centro-direita Mauricio Macri, eleito em novembro de 2015.

Esse risco de instrumentalização surgiu por causa do engajamento político de Francisco, palpável por meio de mensagens que ele envia a seus compatriotas, ou ainda ao receber no Vaticano sindicalistas e líderes sociais. Alguns afirmam até que o comportamento do sumo pontífice mudaria em função do convidado: frio e distante durante os encontros oficiais com Macri, e sorridente e descontraído ao lado dos membros da oposição, principalmente peronistas.

Alguns desses opositores, aliás, não perderam tempo e, ao voltarem de Roma, declararam que o papa os teria apoiado em suas críticas à política do atual governo.

Papa peronista?

O sumo pontífice nunca escondeu sua ligação com o peronismo, modelo que recusa a luta de classes, colocando os pobres e excluídos no centro do debate, e que inspirou a doutrina social do jesuíta. Porém, os que chamam Francisco de “papa peronista”, esquecem que, mesmo se ele atuou muito nos bairros pobres de Buenos Aires quando era arcebispo, o atual chefe da Igreja Católica sempre teve uma relação tensa com a ex-presidente Cristina Kirchner.

Essa posição de Bergoglio não teria mudado. A única diferença é que, agora, sua mensagem tem mais peso e que alguns, entre eles os Kirchner e os líderes sociais, utilizam-na politicamente.

Diante dessa situação, Francisco teria preferido evitar seu país para não expor as divisões da Argentina sobre suas posições. Uma viagem nesse contexto poderia resultar em menos fiéis para recebê-lo, multidões politizadas nas missas e críticas de parte da sociedade.

O governo argentino já assinalou que a falta de uma visita do papa ao seu país natal até o final do mandato de Macri, em dezembro de 2019, poderia ser interpretada como uma afronta.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Filiação de jovens partidos políticos segue caindo; PT, PL e PSOL são exceções

A participação de jovens de 16 a 24 anos em partidos políticos brasileiros vem diminuindo…

8 minutos ago

Entenda como o Centrão pode salvar mandato de Moro

A cassação do senador Sergio Moro (União-PR), considerada praticamente certa por quase todos os parlamentares,…

38 minutos ago

Os estudantes presos e os farsantes de uma democracia disfuncional. Por Moisés Mendes

Joe Biden é o mais republicano dos democratas. As circunstâncias o levaram a ficar diante…

7 horas ago

Consumidor paga mil vezes menos por joia de ouro com diamantes de marca de luxo

Rogelio Villarreal, um cirurgião residente no estado de Tamaulipas, no México, ficou surpreso ao deparar-se…

7 horas ago

De origem judia, candidata à presidência dos EUA é presa em ato pró-Palestina

Jill Stein, candidata nas eleições presidenciais do EUA pelo Partido Verde, foi detida no último…

8 horas ago

Casas Bahia renegocia dívida com bancos e CEO comemora: “Bastante satisfeitos”

O grupo Casas Bahia anunciou ao público neste domingo (28) a conclusão de um acordo…

8 horas ago