Por que PP e Republicanos concordaram com a ida de Bolsonaro ao PL

Atualizado em 9 de novembro de 2021 às 14:28
Bolsonaro PL republicanos PP
Bolsonaro recusou o PP e o Republicanos e vai se filiar ao PL

O PP e o Republicanos não criaram nenhum tipo de conflito com a ida de Bolsonaro para o PL. Isto porque foi feito um grande acordo entre os três partidos para comandarem a Câmara dos deputados. O Partido Liberal fica com o atual presidente para apoiar em 2023 à reeleição de Arthur Lira como presidente da Casa.

Conforme apurou o DCM, o ex-capitão estava inclinado a ingressar no Partido Progressistas. Porém, caciques da legenda optaram por manter o poder na Câmara. Pois identificam que Lira tem enorme influência entre deputados do Centrão. No PL, por exemplo, teriam que encontrar um nome capaz de ter a articulação de Arthur.

Se o plano funcionar e Lira for reeleito presidente da Câmara, o Republicanos indicará um nome para ocupar a cadeira entre 2025 e 2026. Mesmo que Bolsonaro não seja reeleito, o PP poderá indicar parlamentares para cuidar de comissões.

Leia mais:

1 – Aliado de Bolsonaro, Silvio Santos faz jornalismo do SBT virar refém do mercado

2 – “Tudo parado”: Alcolumbre diz que sabatina de Mendonça segue sem data

3 – Cineasta do filme de Alec Baldwin pode perder o braço após picada de aranha

PP, Republicanos e PL querem ter poder para negociar

Os três partidos vão apoiar Bolsonaro em 2022, mas não há qualquer preocupação com retaliação caso ele perca. Isto porque as siglas acreditam que aumentarão suas bancadas. Juntas, terão poder para negociar com o próximo presidente, independentemente de qual legenda ele for.

Nos corredores, há grande torcida para que a eleição não fuja de Lula, Doria, Eduardo Leite ou Bolsonaro. Na visão dos líderes desses partidos, os quatro sabem conversar e articular. Já Moro e Ciro Gomes são vistos como intransigentes. O que poderia acarretar em conflitos entre o executivo e legislativo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.