analise

Precisamos falar sobre desfiliação da CSP-Conlutas, central sindical que apoia prisão de Lula. Por Saulo Pinto

A CSP-Conlutas não apenas virou uma aparato sindical burocratizado e degenerado, como hoje é apenas um espaço reacionário. O 4° Congresso da CSP-Conlutas acaba de aprovar uma ‘combativa’ resolução contra a ‘ditadura’ venezuelana e pelo Fora Maduro! Trata-se de, mais uma vez, uma posição que reitera o ímpeto imperialista em destruir completamente a hegemonia chavista. Noves fora nossas diferenças com o governo Maduro, a aprovação neste congresso – numa conjuntura de reativação do fascismo global – de uma resolução pela direita é absurda e politicamente reacionária.

Mas não pararam por aqui. Foi aprovada uma resolução que defende a continuidade de Lula na prisão. Enquanto os próprios procuradores da Lava Jato – que foram os responsáveis pela operaçao ‘ilegal’ da prisão do Lula – solicitam a progressão da pena ‘ilegal’, a CSP-Conlutas aprova uma resolução que reivindica a permanência da ilegalidade da prisão de Lula.

Não se trata de uma posição menor na conjuntura. Estamos diante da mais flagrante capitulação anti-proletária e anti-socialista adotada por uma central de trabalhadores. É uma posição famigerada, absurda, que precisa ser denunciada amplamente. Na verdade, não há mais sentido que depositemos nossas energias políticas coletivas na construção de um aparato sindical colaborador dos imperialistas e dos golpistas. Hoje, sobre a prisão ‘ilegal’ de Lula, a esquerda democrática se divide em duas posições: aqueles que defendem a liberdade imediata de Lula e aqueles que são colaboradores do governo bolsonaro e defendem a permanência de Lula na prisão.

A liberdade de Lula hoje representa mais do que a defesa intransigente das liberdades públicas, mas, sobretudo, estamos diante da luta contra a oligarquia política ultrapassada pelo fascismo bolsonarista. Tanto a oligarquia como o fascismo são variações do mesmo projeto estratégico do mundo de hoje. Lula foi preso para que fosse impedido de ser candidato à presidência. Essa tática foi a única maneira que poderia garantir a vitória eleitoral de Bolsonaro. As matérias produzidas pelo ‘The intercept’ demonstraram que a Lava Jato foi uma operação política muito definida. Não é razoável coadunar com a prisão política de Lula. Quando os procuradores da Lava Jato são os responsáveis a pedir a progressão da pena ‘ilegal’ de Lula e a CSP-Conlutas aprova resolução para que Lula seja mantido na cadeia, temos que nos perguntar: a quem serve hoje a CSP-Conlutas?

Sem hesitações: Desfiliação Já!

.x.x.x.

Saulo Pinto, professor do departamento de economia da Universidade Federal do Maranhão.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Bolsonaro é internado após passar mal em viagem Manaus

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve um mal-estar na manhã deste sábado (4) em Manaus…

1 minuto ago

MST organiza mutirão de solidariedade em apoio às vítimas no RS

O Rio Grande do Sul vive uma calamidade pública nunca antes vista na sua história.…

13 minutos ago

Lula volta ao RS neste domingo e diz que governo não mede esforços para salvar vidas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará de volta ao Rio Grande do Sul…

19 minutos ago

Tragédia no RS já tem 37 mortos e 67 desaparecidos; 1,2 milhão está sem água ou luz

As recentes chuvas torrenciais que assolaram o Rio Grande do Sul esta semana resultaram em…

42 minutos ago

Ministro da Espanha sugere que Milei usa drogas e Argentina reage

Neste sábado (4), o governo da Argentina acusou o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez de aplicar…

1 hora ago

Entenda as falhas no sistema de contenção do Guaíba em Porto Alegre

O sistema de contenção das águas do Rio Guaíba, construído ao longo dos anos 70…

2 horas ago