“Preconceito e flagrante discriminação”: MP denuncia Nikolas Ferreira por transfobia

Atualizado em 6 de abril de 2023 às 12:49
Deputado Nikolas Ferreira com peruca loira na Câmara dos Deputados
Foto: Reprodução

Nikolas Ferreira (PL-MG) foi denunciado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) por transfobia. Apesar de o deputado federal ter sido acusado do crime por discurso na Câmara recentemente, o motivo da denúncia é um vídeo publicado no ano passado, quando ainda era vereador de Belo Horizonte.

Na ocasião, o bolsonarista publicou um vídeo com o título “Travesti no banheiro da escola da minha irmã” e expôs uma menina transexual que foi abordada no banheiro feminino de um colégio particular da cidade.

“Eu que sou um homem, eu posso amanhã me sentir uma mulher e entrar no banheiro cheio de mulher, ou seja, basicamente o que eles estão fazendo é que um homem, que é um potencial estuprador, fique num ambiente cheio de mulheres, né?”, afirmou no vídeo.

Para promotores, o a declaração de Nikolas é carregada de “preconceito” e evidencia “discriminação” contra pessoas transexuais.

“O acusado, ao se referir a todo momento à menina transexual de 14 anos de idade como menino, vociferando que ela seria um ‘estuprador em potencial’, chamando de ‘ousadia’ o fato de ela frequentar o banheiro do gênero com o qual se identifica, e que sua presença constrangeria as demais alunas, revela, em verdade, seu preconceito contra todas as pessoas transexuais, evidenciando, portanto, flagrante discriminação atentatória de direitos e liberdades fundamentais de grupo de vulneráveis, praticado em razão, única e exclusivamente, da identidade de gênero da vítima”, afirma a denúncia do MP.

Além da condenação pelo crime, que varia de dois a cinco anos de prisão, o MP pediu a suspensão dos direitos políticos de Nikolas e o pagamento de uma indenização por dano moral coletivo. O caso tramita na esfera estadual por se tratar de período em que o bolsonarista não era deputado federal, mas ele é alvo de outras representações por fala transfóbica na Câmara.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.