Presidente da Argentina diz durante visita a Rússia que precisa acabar com “dependência” dos EUA e FMI

Atualizado em 4 de fevereiro de 2022 às 19:12
Fernández e Putin
Fernández diz que Argentina precisa acabar com dependência dos EUA

Hoje (4), o presidente argentino, Alberto Fernández, disse durante visita à Rússia, que a Argentina precisa acabar com a “dependência” econômica em relação aos Estados Unidos e ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Alberto Fernández se reuniu com o presidente russo, Vladimir Putin, no Kremlin, para fortalecer as relações comerciais e a cooperação bilateral. O encontro aconteceu com menos de uma semana de Argentina ter acertado com o FMI um novo acordo de 44,5 bilhões de dólares.

“Estou certo de que a Argentina precisa parar de ser tão dependente do Fundo e dos Estados Unidos, e precisa se abrir para outros lugares, e é aí que a Rússia parece para mim um lugar muito importante”, disse o presidente argentino em reunião com Putin.

Fernández disse que a primeira etapa do governo, entre 2003 e 2015, buscou libertar a Argentina da relação com os EUA e o FMI, mas que o governo subsequente, do ex-presidente Mauricio Macri, aprofundou novamente essa relação.

“Durante a primeira etapa do nosso governo, de 2003 a 2007, tentamos sair daquela dependência que a Argentina tinha com os Estados Unidos. E conseguimos avançar nesse acordo estratégico que assinamos, melhoramos a relação bilateral”, disse.

“Em 2015, chegou um governo (Macri) que mais uma vez voltou o olhar para os Estados Unidos e foi quem assimilou aquela dívida muito pesada que temos hoje.”

Leia mais:

1- “Se Biden me convidar aos EUA, também vou”, diz Bolsonaro sobre viagem à Rússia

2- Argentina fecha acordo com Putin e vai adotar a Sputnik V contra a Covid

3- Rússia e EUA trocam acusações e tensionam relações diplomáticas na ONU

Presidente argentino faz visita em momento de tensão entre Rússia e Ucrânia

A visita de Fernández acontece em um momento de tensão. Segundo a Ucrânia, a Rússia posicionou 115 mil soldados próximos às suas fronteiras, causando medo de um ataque iminente.

Putin nega o plano, mas a situação gerou  alertas internacionais de que a Rússia poderia estar se preparando para uma guerra, o que provou tensões com os Estados Unidos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link