Apoie o DCM

“Se Biden me convidar aos EUA, também vou”, diz Bolsonaro sobre viagem à Rússia

Vladimir Putin e Jair Bolsonaro
Vladimir Putin e Jair Bolsonaro.
Foto: Reuters

Em conversa com jornalistas nesta quinta-feira (3), o presidente Jair Bolsonaro (PL) descartou cancelar sua viagem à Rússia. O governo dos EUA está pressionando o brasileiro a suspender sua viagem a Moscou.

Leia mais

1. Em caso de vitória, Lula planeja dar a Alckmin o comando da agricultura
2. José Dirceu fala sobre o golpe de 2016 contra Dilma: “Rasgaram o pacto político”
3. Aliado, comandante da FAB cai em desgraça com Bolsonaro; entenda

Representantes do governo americano disseram a autoridades brasileiras que estão preocupados com a visita, que será realizada de 14 a 17 de fevereiro. O principal motivo é a ameaça de invasão da Ucrânia pela Rússia.

“Brasil é Brasil. Rússia é Rússia. Faço um bom relacionamento com o mundo todo”, afirmou o presidente, ao ser questionado sobre o tema. “Assim como se o Joe Biden me convidar, estarei nos EUA com o maior prazer.”

O chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, já pediu uma “resposta forte” do Brasil se houver uma invasão russa à Ucrânia.

Veja abaixo a fala de Bolsonaro:

O recado dos EUA para Bolsonaro

Em meio às tensões envolvendo temores de uma invasão da Ucrânia pela Rússia, o governo dos Estados Unidos apelou junto ao brasileiro para que seja cancelada a viagem do presidente Jair Bolsonaro a Moscou programada para este mês.

Representantes da Casa Branca argumentaram que o momento não é adequado para o encontro entre Bolsonaro e o presidente russo, Vladimir Putin, pois poderia ser interpretado como a tomada de um lado na crise Rússia-Ucrânia pelo Brasil.

“Não é uma boa hora para ir”, disse a fonte. Acrescentou também que as autoridades norte-americanas haviam “tentado dissuadir Bolsonaro de fazer a viagem”, ressaltando que ela pode se mostrar um erro de cálculo. Com informações do UOL.

Continue lendo

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link