Apoie o DCM

EUA manda recado e sugere que Bolsonaro cancele viagem à Rússia: “Não é boa hora”

Foto de Putin e Bolsonaro em aperto de mão. Eles estão sorrindo, ambos usam ternos pretos.
Bolsonaro faria viagem ao país em Fevereiro: Foto: Pedro LAdeira / Folhapress

Em meio às tensões envolvendo temores de uma invasão da Ucrânia pela Rússia, o governo dos Estados Unidos apelou junto ao brasileiro para que seja cancelada a viagem do presidente Jair Bolsonaro a Moscou programada para este mês.

Representantes da Casa Branca argumentaram que o momento não é adequado para o encontro entre Bolsonaro e o presidente russo, Vladimir Putin, pois poderia ser interpretado como a tomada de um lado na crise Rússia-Ucrânia pelo Brasil.

“Não é uma boa hora para ir”, disse a fonte. Acrescentou também que as autoridades norte-americanas haviam “tentado dissuadir Bolsonaro de fazer a viagem”, ressaltando que ela pode se mostrar um erro de cálculo. Com informações do UOL.

Leia também:

1; PGR quer manter Sérgio Camargo afastado da gestão de pessoas da Palmares

2; Barroso suspende decisão que restringia ações da Funai em terras indígenas não homologadas

3; VÍDEO; “Moro é insignificante”, diz Lula

A esperança de Bolsonaro

Autoridades norte-americanas temem que a viagem a Moscou possa encorajar Putin enquanto ele participa de negociações para evitar uma invasão, disse a fonte, que não está autorizada a falar publicamente.

Um diplomata brasileiro, que pediu para não ser identificado, disse que a viagem de Bolsonaro ainda estava confirmada, e que o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, não pressionou o Brasil a cancelar a viagem ao conversar com o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, no domingo.

“Não houve qualquer conversa sobre cancelamento”, afirmou, acrescentando que os EUA sabem que a visita de Bolsonaro a Moscou só irá tratar de questões comerciais.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link