VÍDEO: presidente da Ucrânia faz apelo aos russos, “não precisamos de uma guerra”

Atualizado em 23 de fevereiro de 2022 às 22:27
Presidente da Ucrânia faz apelo aos russos. Ele usa terno preto, tem expressão séria no rosto e usa a bandeira e um mapa da Ucrânia ao fundo.
Volodymyr Zelensky afirmou que se a Rússia atacar o país irá responder à altura. Foto: Reprodução

Em um vídeo que circula nas redes sociais, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, faz apelo aos cidadãos russos e pede que população do país pressione o governo para que interrompa a iminência de uma guerra no continente europeu. O presidente afirmou que “não precisamos de uma guerra”, mas que se a Rússia continuar as investidas, “iremos nos defender”.

Zelensky disse que não obteve sucesso em uma ligação telefônica com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e pediu compreensão dos russos para que impeçam as ações do governo contra a Ucrânia.

“Hoje quero me dirigir a todos os cidadãos da Rússia, não como presidente, mas apelo aos cidadãos russos, como cidadão da Ucrânia. Estamos separados por mais de 2000 km de fronteira comum, ao lado dela, hoje, estão suas tropas, quase 200 mil soldados, 1 000 veículos de combate. Seu governo já aprovou o avanço delas para o território de outro país e este passo pode ser o começo de uma grande guerra no continente europeu”, afirmou o presidente ucraniano.

Leia mais:

1 – China critica sanções e diz que Taiwan “não é a Ucrânia”

 

2 – Crise na Ucrânia evidencia irrelevância da diplomacia brasileira no cenário global

 

3 – Ucrânia decide decretar Estado de Emergência no país

Zelensky afirma que Ucrânia irá se defender à altura se sofrer ataque

O chefe do Executivo ucraniano declarou no vídeo que os países não precisam de uma guerra, mas se a Rússia persistir com as investidas militares, a Ucrânia irá se defender.

“E para que vocês tenham certeza, não precisamos de uma guerra, nem fria, nem quente, nem híbrida, mas se as tropas nos atacarem, se eles tentarem tirar nosso país de nós, nossa liberdade, nossa vida, a vida dos nossos filhos, iremos nos defender”.

O ucraniano conclui o vídeo pedindo que os russos se sensibilizem com a situação e pressionem o governo para que seja mantida uma trégua entre os países.

“Este meu apelo não será exibido na televisão russa, mas os cidadãos russos deverão vê-lo.[…] A verdade é que isso deve parar antes que seja tarde demais. Os russos querem guerra?”, concluiu.

Veja o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link