Apoie o DCM

Ucrânia decide decretar Estado de Emergência no país

Bandeira da Ucrânia
Bandeira da Ucrânia. Foto: AFP/Scanpix

A Ucrânia vai decretar o Estado de Emergência em todo o país por 30 dias, exceto em Lugansk e Donetsk, locais separatistas. A decisão, adotada pelo Conselho de Segurança Nacional, ainda deve ser aprovada pelo Parlamento.

Além do Estado de Emergência, as autoridades ordenaram a convocação de 36 mil reservistas. Segundo o Conselho de Segurança Nacional da Ucrânia, no momento, não foi tomada nenhuma decisão sobre uma mobilização geral, mas, caso seja necessária, a decisão será tomada.

O Conselho afirmou que, se houver necessidade, a Lei Marcial será imposta imediatamente no país. Conselho de Segurança ucraniano decidiu declarar o Estado de Emergência em todo o país, exceto nas regiões de Donetsk e Lugansk, devendo a medida ser aprovada ainda hoje (23).

Entretanto, segundo informações provenientes do leste do país, o Exército ucraniano bombardeou as povoações de Staromikhailovka e Vodyanoye, na república de Donetsk.

Em apenas cinco minutos, as forças ucranianas dispararam 21 granadas de morteiro de 120 milímetros, proibidas pelos Acordos de Minsk.

Nos últimos sete dias, houve 342 violações do cessar-fogo por Kiev em Donetsk, com 4.473 projéteis de diversos calibres sendo disparados pelas forças ucranianas na região.

LEIA MAIS:

1 – A estratégia de Putin e a agonia do poder imperial e unipolar dos EUA. Por Jeferson Miola 
2 – Após enviar tropas à Ucrânia, Putin diz que está pronto para negociar
3 – Essencial do DCM: Putin ataca a Otan em discurso duro e diz que Ucrânia nunca foi um Estado verdadeiro

Ucrânia pede que cidadãos evacuem da Rússia ‘imediatamente’

Governo solicitou nesta quarta-feira que cidadãos não visitem a Rússia e alertou que ucranianos que já estão no país vizinho devem sair imediatamente.

Em comunicado, o ministério das Relações Exteriores afirmou que ignorar essas recomendações “complicará significativamente” a proteção adequada de ucranianos em território russo. Quem está neste país deve deixar o território imediatamente”, diz o comunicado.

Ontem, o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, afirmou que o objetivo final de Putin é “destruir a Ucrânia”. Em mensagem nas redes sociais, ele pediu que os países parceiros imponham mais sanções contra a Rússia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link