As previsões e os homens com guampas. Por Moisés Mendes

"São previsões, não são bobagens ao vento. Ninguém imaginava que um homem com guampas poderia liderar a invasão do Congresso da maior democracia do mundo"

Atualizado em 8 de janeiro de 2022 às 23:55
Trump Bolsonaro vacina
Bolsonaro e Trump. Foto; Reprodução

Por Moisés Mendes

A tentação da adivinhação sempre contaminou boa parte do material jornalístico que se apresenta como análise política. As adivinhações proliferam em momentos graves, porque também é com esses ingredientes que se faz o jornalismo.

Adivinhadores alarmistas são os que mais apostam na mega sena da história imediata. Se acertarem, podem se consagrar. Se errarem, todo mundo esquece, até a próxima adivinhação.

Hoje, muitos adivinhadores pedem que todos olhem para cima, com a certeza de que o cometa do golpe ainda não passou e de que um meteoro auxiliar, o do caos com ou sem golpe, se aproxima do Brasil.

Entre as adivinhações que circulam há essas que se repetem, com algumas variações, considerando inclusive a situação americana e no que essa pode nos influenciar:

Trump voltará ao poder nos Estados Unidos na próxima eleição, porque Joe Biden é mole, mas antes irá interferir de forma pesada e decisiva na eleição no Brasil.

Leia também:

1; Após ser dada como morta, idosa acorda durante organização de velório; saiba mais

2; VÍDEO; em estilo deepfake, Moro tenta explicar que a Lava Jato não foi uma farsa

3; Moro parabeniza Barra Torres por fazer o que ele nunca fez com Bolsonaro

Bolsonaro pode ser o Trump brasileiro, no sentido de que não mais seria uma gambiarra, mas aglutinaria direita e extrema direita com alguma fidelidade e consistência em 2022, e por isso o segundo turno teria desfecho imprevisível.

Bolsonaro vai esculhambar com a apuração (e antes esculhamba com a eleição, se sentir que vai perder) e então teremos o caos, com muitos dias de tensão e violência, até a chinelagem, e apenas a chinelagem, acabar presa.

Se Bolsonaro perder, um homem com um berrante, cercado de gente cantando hinos sertanejos, vai invadir o Congresso, imitando Jacob Chansley, o sujeito com guampas que invadiu o Capitólio há um ano.

São previsões, não são bobagens ao vento. Ninguém imaginava que um homem com guampas poderia liderar a invasão do Congresso da maior democracia do mundo.

O imponderável orienta as adivinhações, porque nada mais será impossível, nem para americanos e muito menos para brasileiros.

O homem das guampas desafiou a soberba americana porque a democracia deles foi traída pelo autoengano de que era inabalável.

Os americanos subestimaram a própria vocação para o grotesco em todas as áreas, e um doente mental virou protagonista da invasão porque ele e as aberrações que estavam ao seu lado eram invisíveis até para os democratas.

O equivalente aqui seria o jipe com o cabo e o soldado de Eduardo Bolsonaro. Mas o próprio Bolsonaro pai já é, eleito pelo voto, com mandato e com a proteção do centrão, dos militares e dos milicianos, o nosso homem das guampas.

Somos governados por um invasor legitimado pelo voto e com toda a família, também eleita, participando da invasão, sem que nada de efetivo e consequente possa contê-los antes da eleição.

Nesse ambiente, a melhor adivinhação será a que contribuir como alerta, para que a coisa adivinhada para o futuro de curto prazo acabe não acontecendo.

O caos, se de fato existir, será muito mais resultado da nossa indiferença diante das ameaças dos homens com e sem guampas, jipes e cabos do que da capacidade de ação política da extrema direita.

(Texto originalmente publicado em JORNALISTAS PELA DEMOCRACIA)

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.