Primeiro-ministro da Hungria já ajudou político de extrema-direita a fugir

Atualizado em 26 de março de 2024 às 19:55
O ex-presidente Jair Bolsonaro na embaixada da Hungria no Brasil. Foto: Reprodução

Antes da fuga do ex-presidente Jair Bolsonaro na embaixada da Hungria para pedir asilo, o país já havia se envolvido num escândalo para ajudar um ex-chefe de Estado a fugir. Em 2018, o ex-primeiro-ministro de extrema-direita da Macedônia do Norte, Nikola Gruevski, procurou ajuda diplomática para escapar da prisão.

Na ocasião, Gruevski havia sido condenado por corrupção em um caso envolvendo a compra de um carro de luxo com dinheiro público. Ele deveria se apresentar à Justiça em novembro após todos os seus recursos serem encerrados, mas decidiu não obedecer a ordem de autoridades.

Depois de três dias , ele apareceu em Budapeste, capital húngara, e o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, também de extrema-direita, concedeu asilo político a ele. Em 2019, a Justiça do país recusou um pedido de extradição da Macedônia do Norte e, em 2022, o ex-premiê foi condenado novamente por desvio de verbas do seu partido.

Quase seis anos depois da ordem de prisão, Gruevski continua vivendo na Hungria. Na época em que o ex-premiê da Macedônia chegou ao seu país, Orban celebrou sua chegada, dizendo que foi uma “história interessante e emocionante”.

O ex-primeiro-ministro da Macedônia do Norte Nikola Gruevski e o premiê da Hungria, Viktor Orban. Foto: Reprodução

O pedido de asilo de Gruevski lembra a tentativa de Bolsonaro de se esconder na embaixada húngara no Brasil. O ex-presidente se hospedou na sede do órgão diplomático quatro dias depois de ter seu passaporte apreendido pela Polícia Federal.

O ex-mandatário brasileiro já foi chamado de “irmão” e “herói” por Orban, que também se manifestou a favor dele após a operação Tempus Veritatis, que ocorreu no âmbito de inquérito que apura trama golpista para mantê-lo no poder.

Um oficial da embaixada afirmou que Bolsonaro pediu “asilo político” na ocasião em que ficou escondido no local. A defesa do ex-presidente, no entanto, alega que ele ficou hospedado para “manter contato com país amigo”.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link